William Douglas, 10.º Conde de Angus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
William Douglas
William Douglas, 10.º Conde de Angus
Monumento funerário de William Douglas na capela de São José, Abadia de Saint-Germain-des-Prés
Nascimento 1552
Escócia
Morte 3 de março de 1611
Paris
Sepultamento Abadia de Saint-Germain-des-Prés
Progenitores
  • William Douglas, 9.º Conde de Angus
  • Egídia Graham
Cônjuge Elizabeth Oliphant
Filho(a)(s) William Douglas, 1.º Marquês de Douglas, Catherine Douglas, Mary Douglas, Elizabeth Douglas, James Douglas, 1.º Lorde Mordington, Francis Douglas
Alma mater
Ocupação político
Título Conde de Angus

William Douglas, 10.º Conde de Angus (Escócia, 1552 — Paris, 3 de março de 1611) era filho de William, o 9.º Conde (1533–1591). Era descendente direto do rei Jaime I por parte de sua avó paterna, Lady Keith Agnes, filha de William Keith, 3º Conde Marischal.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Estudou na Universidade de St Andrews e se juntou à família do Conde de Morton. Posteriormente, enquanto visitava a corte francesa, se converteu ao Catolicismo, e foi em consequência disto, no seu regresso, deserdado e colocado sob moderação.

Porém, herdou os títulos e as propriedades de seu pai em 1591, e embora em 1592 fosse desonrado por sua cumplicidade na conspiração do Lorde Bothwell, logo foi liberado e executou serviços úteis como Tenente do Rei, no norte da Escócia. Em julho de 1592, porém, foi pedir a ajuda da Rainha Elizabeth em uma conspiração com o Lorde Erroll e outros lordes contra Sir John Maitland, o chanceler, e rejeitou todas as ofertas da Espanha, mas em outubro, assinou um documentou em prol da Espanha, e quando a sua traição foi descoberta, ficou preso no Castelo de Edimburgo em seu retornar, em janeiro de 1593.

Angus conseguiu escapar da prisão no dia 13 com a ajuda de sua condessa, auxiliada pelos Condes de Huntly e Erroll, no norte. Foi-lhes oferecido um ato de "esquecimento" ou "abolição", desde que renunciassem à sua religião ou deixassem a Escócia. Recusando estas condições seriam declarados traidores e "proscritos".

Eles mantiveram a rebelião e, em julho de 1594 um ataque feito por eles em Aberdeen despertou a ira de Jaime. Huntly e Erroll foram subjugados por Jaime no norte, e Angus fracassou em uma tentativa em Edimburgo, em conjunto com o Conde de Bothwell.

Posteriormente, em 1597 todos eles renunciaram à sua religião, declararam-se presbiterianos, e foram restaurados às suas propriedades e honras. Angus foi novamente incluído na Conselho Privado, e em junho de 1598 foi nomeado tenente do rei, no sul da Escócia, em cuja função demonstrou grande zelo e realizou o "Ataque a Dumfries", uma campanha contra os Johnstones.

Pouco tempo depois, Angus, ofendido com a promoção de Huntly para Marquês, se retratou, resistiu a todos os argumentos dos ministros para "pensar melhor", e novamente foi excomungado em 1608.

Em 1609 retirou-se para o exílio, e morreu em Paris, França em 3 de março de 1611. Está sepultado na Abadia de Saint-Germain-des-Prés.

Família[editar | editar código-fonte]

Angus casou com Elizabeth Oliphant, filha de Lawrence, 4º Lorde de Oliphant, na primavera de 1585, e tiveram três filhos e duas filhas.

  • William Douglas, 1º Marquês de Douglas (1589-19 de fevereiro de 1659) casou pela primeira vez com Lady Margarida Hamilton, e pela segunda com Lady Maria Gordon; deixou descendentes.
  • Jaime Douglas, 1º Lorde Mordington (1591-11 de fevereiro de 1656) casou com Lady Anne Oliphant e Lady Elizabeth Hay; deixou descendentes.
  • Lorde Francis Douglas (nasceu em 1593)
  • Lady Catherine Douglas (nasceu em 1595) casou com Sir Andrew Kerr
  • Lady Mary Douglas (nasceu em 1597) casou com Alexander Livingstone, 2º Conde de Linlithgow; deixou descendentes.
  • Lady Elizabeth Douglas (nasceu em 1599) casou com Sir John Campbell

Foi o autor da Chronicle of the House of Douglas.

Foi sucedido por seu filho William, como 11º Conde de Angus, posteriormente 1º Marquês de Douglas (1580–1660). O título Conde de Angus pertence atualmente aos Duques de Hamilton, e é utilizado como um título de cortesia pelo filho mais velho do herdeiro aparente para o ducado atual.

Referências

William Douglas, 10.º Conde de Angus
Douglas
Nascimento: 1552 Morte: 3 de março de 1611
Pariato da Escócia
Precedido por
William Douglas
Conde de Angus
Sucedido por
William Douglas