Wolfgang Jorge Frederico de Neuburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Wolfgang Jorge Frederico
do Palatinado-Neuburgo
Bispo Auxiliar de Colónia
Príncipe-Bispo de Breslau

Retrato de Wolfgang Jorge Frederico do Palatinado-Neuburgo
Nascimento 5 de junho de 1659
  Dusseldorf, Palatinado
Morte 4 de junho de 1683 (23 anos)
  Wiener Neustadt, Áustria
Dinastia Wittelsbach
Pai Filipe Guilherme, Eleitor Palatino
Mãe Isabel Amália de Hesse-Darmstadt

Wolfgang Jorge Frederico Francisco do Palatinado-Neuburgo (em alemão: Wolfgang George Frederick Franz von Pfalz-Neuburg; Dusseldórfia, 5 de junho de 1659Wiener Neustadt, 4 de junho de 1683) foi um membro do ramo palatino da dinastia dos Wittelsbach que veio a ser Bispo auxiliar da Arquidiocese de Colônia sendo depois eleito Príncipe-Bispo de Breslau pouco antes da sua morte.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Dusseldórfia, foi o quinta criança e segundo filho nascido do casamento de Filipe Guilherme, Eleitor Palatino com Isabel Amália de Hesse-Darmstadt.

Uma vez que o seu irmão mais velho, João Guilherme, deveria suceder ao pai como soberano dos territórios seculares da família, ele foi destinado ao serviço da Igreja. Wolfgang Jorge Frederico foi nomeado Bispo auxiliar de Colónia e foi depois eleito Príncipe-Bispo da Diocese de Breslau (Wrocław). Contudo, ele veio a falecer inesperadamente antes da audiência papal em Rome, um dia antes do seu 25.º aniversário em Wiener Neustadt.

Ele foi sepultado na Hofkirche de Neuburgo do Danúbio. Na Catedral de S. Jorge de Wiener Neustadt existe uma pedra tumular em sua memória. Neste local, o seu irmão mais novo Francisco Luís foi nomeado também Príncipe-Bispo de Breslau.

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Hans e Marga Rall: Les Wittelsbach dans Lebensbildern, Graz/Viena/Colónia, 1986, Edições Kreuzlingen, 2000