Xiphophorus hellerii

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaXiphophorus Hellerii
Xiphophorus helleri 01.jpg

Estado de conservação
G5 (TNC)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Poeciliidae
Género: Xiphophorus
Espécie: X. hellerii
Nome binomial
Xiphophorus hellerii
Heckel, 1848
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Xiphophorus hellerii

O Xiphophorus hellerii e mais conhecido no aquarismo como Espada é um peixe. Trata-se de uma espécie pacífica podendo ser criada em aquários comunitários, não sendo agressivo com oustras espécies.

Muitos confundem o Espada (Xiphophorus hellerii) com o Peixe-espada marinho. Este nome popular foi dado devido à sua cauda inferior ser alongada.

Os Espadas são da mesma família do Platy (Xiphophorus maculatus), assim os mais desatentos acabam se confundindo muito entre estas duas espécies. Normalmente são alaranjados, alguns esverdeados, quando em boas condições. Porém não é difícil encontrar espécies vermelhas, amarelas e negras. Sua alimentação baseia-se em vegetais.

Comportamento Social[editar | editar código-fonte]

Esta é uma espécie de cardumes pequenos, geralmente pacíficos, porém, os machos podem ser agressivos entre si, principalmente em época de reprodução. Em pequenos aquários, aconselha-se deixar no mínimo um casal, porém o ideal seria um trio (duas fêmeas).

Reprodução[editar | editar código-fonte]

São ovovivíparos e sua reprodução não é difícil em cativeiro, normalmente a fêmea desova por volta de 20 a 30 indivíduos já formados, o aquário de reprodução deve ter plantas naturais, disponibilizando esconderijos aos alevinos, pois, pode ocorrer o nascimento num momento em que o criador não veja, e é altamente aconselhável que após a concepção sejam retirados os peixes, tanto machos quanto as fêmeas, para evitar que os novos indivíduos sejam devorados.

Não é difícil identificar os machos das fêmeas, pois os machos são os únicos a ter a cauda alongada. E, as fêmeas constumam ser maiores.

Detalhes[editar | editar código-fonte]

  • Original do México, Guatemala e Honduras ( Espécimens foram localizados em algum riacho nas imediações de Mirassol-SP, no Brasil, por volta de 1968, pelo professor Darcy. Não tive notícias se seriam nativos ou se resultado de descarte de aquariófilos).
  • pH: 7.2
  • dH: 8.0
  • Temperatura da água: 25°C
  • Tamanho adulto: 12 cm
  • Tempo de vida: 1 a 6 anos

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Aquarismo Online

Ícone de esboço Este artigo sobre peixes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.