Yangdong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Aldeias Históricas da Coreia: Hahoe e Yangdong *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Korea-Gyeongju-Yangdong.Village.jpg
Vila de Yangdong
País  Coreia do Sul
Tipo Cultural
Critérios iii, iv
Referência 1324
Região** Ásia e Oceania
Coordenadas 36° 31' 21" N 128° 31' E
Histórico de inscrição
Inscrição 2010  (34ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.

A vila histórica de Yangdong é uma vila tradicional da Dinastia Joseon[1] . Localiza-se em Gangdong-myeon, à 16 quilômetros ao norte de Jeju, na província de Gyeongsangbuk, na margem do rio Hyeongsan, Coreia do Sul. O Monte Seolchang encontra-se ao norte. A vila tem importância histórica para a Coreia do Sul pois preserva muito da cultura e arquitetura da Dinastia Joseon [1] .

Foi fundada por Son So, com o estabelecimento do clã Son de Wolseong, durante o Século XV. Son So e sua esposa, a filha de Yu Bokha, tiveram uma filha que se casou com Yi Beon, da família Yi de Yeogang e dessa união nasceu Yi Unjeok.

Galeria[editar | editar código-fonte]

UNESCO[editar | editar código-fonte]

A UNESCO inscreveu as Aldeias Históricas da Coreia: Hahoe e Yangdong como Patrimônio Mundial por "serem representativas dos vilarejos históriscos de clãs da Coreia do Sul. O seu design e localização refletem a cultura Confuciana aristocrática distinta do início da Dinastia Joseon"[2]

Referências

  1. a b 경주양동마을 慶州良洞─.
  2. Historic Villages of Korea: Hahoe and Yangdong. UNESCO World Heritage Centre - World Heritage List (whc.unesco.org). Em inglês ; em francês. Páginas visitadas em 17/12/2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]