Yankee

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A palavra yankee, em português ianque, está relacionada com os Estados Unidos. Era originalmente remetida aos habitantes da Nova Inglaterra, localizada ao nordeste do país.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O termo teve origem em meados do século XVII devido a grande presença de holandeses na Nova Inglaterra, onde muitos dos quais chamavam-se "Jan" (em português João, pronunciado [yan]) e assim, do apelido “Janke” ("Joãozinho"), originou-se o termo em inglês Yankee.[carece de fontes?]

Durante a chamada Guerra de Secessão (1861-1865), o vocábulo popularizou-se na antiga colônia britânica. Para os confederados, os “Yankees” eram os soldados e, em geral, os habitantes dos estados do norte.

Uso[editar | editar código-fonte]

Uma vez que os Estados Unidos carecem de um verdadeiro gentílico, pois o termo “estadounidense” pode perfeitamente ser aplicado aos mexicanos (já que o nome oficial do México é Estados Unidos Mexicanos) assim como o termo norte-americano pode ser aplicado também a mexicanos e canadenses, a palavra “Yankee” em muitos países e dos mais variados idiomas é adotada para se referir ao cidadão oriundo daquele país.

  • No Reino Unido essa termologia é muito usada, assim como "Yank" forma abreviada, e nos países lusófonos pode-se encontrar a forma aportuguesada “ianque”.
  • O gentílico ianque é muito popular na América, exceto no Canadá.
  • Em inglês o primeiro registro da palavra 'Yankee' está na música Yankee Doodle, que os ingleses cantavam para ridicularizar os colonos da Nova Inglaterra.
  • Durante a revolução de 1776 os militantes contra a metrópole britânica cantavam esta música como se tratasse de hino, com o qual se identificavam.
  • Na MLB jogam os New York Yankees, e graças a eles esse termo se popularizou em todo o mundo.