Região Sul (Estados Unidos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde abril de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
US map-South Modern.png
Sul dos Estados Unidos

Estados: Alabama, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Flórida, Geórgia, Kansas*, Kentucky*, Louisiana, Maryland*, Mississippi, Missouri*, Tennessee, Texas, Virgínia e Virgínia Ocidental*. (estados assinalados com * são estados de fronteira, sendo considerados por algumas fontes como estados do Norte, e por outras, do Sul.

População: 114.555.744 (em 2010)[1]
Área: 2.384.143 km²
Maior cidade Houston 2.009.834
Ponto mais elevado: Pico Guadalupe 2.667 m
Ponto menos elevado: Nova Orleães -3 m
Maior Estado: Texas 696.241 km²
Menor Estado: Delaware 6.452 km²

O Sul dos Estados Unidos (conhecidos localmente como American South, Dixie, Down South ou simplesmente the South, "o Sul") é uma região distinta, de grande extensão territorial, situada no sudeste e centro-sul dos Estados Unidos. Devido à herança cultural e histórica característica da região, incluindo influências indígenas, espanholas, inglesas, franceses, escocesas, irlandesas e alemãs,[2] além da importação de milhares de escravos africanos e do crescimento desta grande parcela de afro-americanos na população local, bem como da dependência histórica da região do trabalho escravo e o legado da Confederação após a Guerra Civil Americana, o Sul desenvolveu os seus próprios costumes, literatura, estilos musicais (tais como a música country ou o jazz) e culinária, que moldaram de maneira profunda a cultura tradicional americana.

A região, nas últimas décadas, tem-se industrializado e urbanizado, seduzindo migrantes de dentro e fora do país. A região é uma das com o mais rápido crescimento nos Estados Unidos; apesar disto, o Sul ainda apresenta um problema persistente de pobreza, e todos os seus estados (com exceção da Virgínia e da Flórida) têm uma taxa de pobreza maior do que a média americana.[3] A pobreza prevalece principalmente nas áreas rurais.

A região Sul também tem influenciado consideravelmente as políticas presidenciais (com a maioria dos presidentes americanos sendo originários desta região).

Referências

  1. Resident Population Data - 2010 Census United States Census Bureau (1 de abril de 2010). Visitado em 21 de dezembro de 2010.
  2. Bethune, Lawrence E. Scots to Colonial North Carolina Before 1775 Lawrence E. Bethune's M.U.S.I.C.s Project.
  3. Percent below poverty level (most recent) by state StateMaster.com (2004).
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.