Bosque dos Eucaliptos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bosque dos Eucaliptos
  Bairro do Brasil  
Praça das Bandeiras.
Praça das Bandeiras.
Praça das Bandeiras.
Localização
Mapa
Mapa de Bosque dos Eucaliptos
Coordenadas 23° 14' 49" S 45° 53' 14" O
Unidade federativa  São Paulo
Zona Sul
Município São José dos Campos

O Bosque dos Eucaliptos é um bairro localizado na região sul do município brasileiro de São José dos Campos, no estado de São Paulo. Possui diversas áreas de lazer e uma variada gama de opções de comércio para aqueles que não querem se deslocar até ao centro da cidade.

História[editar | editar código-fonte]

O Bosque dos Eucaliptos foi originalmente criado em 1974, como uma continuação do Jardim Satélite, pela empresa Companhia Satélite de Terrenos, que havia adquirido o terreno atrás da São Paulo Alpargatas S.A. para construção de casas, visando atender o crescimento populacional em São José, devido também a atender a demanda industrial das empresas instaladas na cidade (National, Matsushita, GM, Johnson, Embraer, etc).[1] Em 1975, a Companhia Regional São Paulo, adquire metade dos lotes não utilizados e não construídos do Jardim Satélite e apresentou um projeto para a construção de casas com parceria do BNH, em terrenos muito parecidos com as super-quadras de Brasília onde haveria também quadras destinadas a Centros Comerciais (atuais Avenidas Andromeda e Cidade Jardim).[2]

Com o nome de Loteamento Bosque dos Eucaliptos, uma parte foi entregue em 1977 na festa de aniversário de 210 anos de São José dos Campos, já com água encanada, esgoto e calçamento nas ruas, parte das moradias foram entregues em solenidade com o Prefeito Ednardo de Paula Santos.

Bosque dos Eucaliptos tem esse nome, porque na entrada do bairro foram plantados vários pés de eucaliptos pela empresa loteadora do bairro.[3]

Foi loteado junto com o bairro, o Condomínio Quinta das Flores, um loteamento destinado a pessoas de maior renda, mas que só foi reconhecido como condomínio fechado em 2005.[4]

No projeto original de 1975, havia uma grande área destinada para ser um parque e também seria construídas uma Escola Modelo, Delegacia, Clube Recreativo, Creches, Hospital Pró-Visão, APAE, Igrejas, etc. Este local acabou dando origem aos bairros Jardim Portugal, Jardim Estoril, Residencial Primavera, Jardim Del Rey e Jardim Madureira.[5]

Principais vias[editar | editar código-fonte]

O bairro é cortado por quatro avenidas principais, são elas:

Unidade do SESI, na avenida Cidade Jardim
  • Cidade Jardim - a maior de todas, inicia-se no Vale Sul Shopping (Jardim Satélite) e vai até ao Campo dos Alemães. É a principal via do local com comércios, casas, hotéis e onde está a sede do SESI de São José dos Campos.
  • Andrômeda - tem sua maior parte no Jardim Satélite. É a avenida mais comercial do bairro, onde raramente se encontra uma casa. Nela está localizada a Área Verde do Bairro e uma unidade da Casa do Idoso. Vai até a Praça das Bandeiras, onde se encontra com a Cidade Jardim.
  • Ouro Fino - É a menor de todas e é predominantemente residencial. Nela estão localizados a Área Verde do Bairro e o Centro Cultural Tim Lopes. É nesta rua que estão os eucaliptos que deram origem ao nome do bairro.
  • Salinas - É a avenida mais baixa de todas e junto da Ouro Fino é predominantemente residencial. Nesta avenida também estão localizados os eucaliptos que deram origem ao nome do bairro. Ao lado dela passa o Córrego Senhorinha que desemboca no Córrego Vidoca.

Referências

  1. Limiro 2006, pp. 11-12
  2. Limiro 2006, pp. 125-128
  3. Limiro 2006, pp. 130
  4. Limiro 2006, pp. 130-131
  5. Limiro 2006, pp. 132

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]