Saltar para o conteúdo

Kiribati: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
GOE (discussão | contribs)
m Revertidas a edição de 201.13.209.13 (2k)
Linha 114: Linha 114:


Em termos religiosos, o Kiribati é maioritáriamente [[cristão]], com cerca de 52% da população a seguir o [[catolicismo]] [[romano]], por influência de [[missionário]]s [[europa|europeus]], e cerca de 40% de [[protestantes]].
Em termos religiosos, o Kiribati é maioritáriamente [[cristão]], com cerca de 52% da população a seguir o [[catolicismo]] [[romano]], por influência de [[missionário]]s [[europa|europeus]], e cerca de 40% de [[protestantes]].







==Referências==
<div class=references-small><references/></div>

{{Link FA|ru}}

[[Categoria:Países da Oceania]]
[[Categoria:Kiribati|*]]
[[Categoria:Microestados]]

[[af:Kiribati]]
[[an:Kiribati]]
[[ar:كيريباس]]
[[ast:Kiribati]]
[[az:Kiribati]]
[[bat-smg:Kėrėbatis]]
[[be:Кірыбаці]]
[[be-x-old:Кірыбаці]]
[[bg:Кирибати]]
[[bn:কিরিবাস]]
[[bpy:কিরিবাতি]]
[[bs:Kiribati]]
[[ca:Kiribati]]
[[ceb:Kiribati]]
[[crh:Kiribati]]
[[cs:Kiribati]]
[[cv:Кирибати]]
[[cy:Kiribati]]
[[da:Kiribati]]
[[de:Kiribati]]
[[diq:Kiribati]]
[[dv:ކިރިބަތީ]]
[[el:Κιριμπάτι]]
[[en:Kiribati]]
[[eo:Kiribato]]
[[es:Kiribati]]
[[et:Kiribati]]
[[eu:Kiribati]]
[[fa:کیریباتی]]
[[fi:Kiribati]]
[[fr:Kiribati]]
[[frp:Kiribati]]
[[gd:Kiribati]]
[[gl:Quiribati - Kiribati]]
[[gv:Yn Chiribati]]
[[he:קיריבטי]]
[[hr:Kiribati]]
[[ht:Kiribès]]
[[hu:Kiribati]]
[[id:Kiribati]]
[[io:Kiribati]]
[[is:Kíribatí]]
[[it:Kiribati]]
[[ja:キリバス]]
[[ka:კირიბატი]]
[[kk:Кирибати]]
[[kn:ಕಿರಿಬಾಟಿ]]
[[ko:키리바시]]
[[kw:Kiribati]]
[[la:Kiribati]]
[[lij:Kiribati]]
[[lt:Kiribatis]]
[[lv:Kiribati]]
[[ml:കിരീബാസ്]]
[[mr:किरिबाटी]]
[[ms:Kiribati]]
[[na:Kiribat]]
[[nah:Quiribati]]
[[nds:Kiribati]]
[[nl:Kiribati]]
[[nn:Kiribati]]
[[no:Kiribati]]
[[oc:Kiribati]]
[[os:Кирибати]]
[[pam:Kiribati]]
[[pl:Kiribati]]
[[pms:Kiribati]]
[[ps:کېريباتي]]
[[qu:Kiribati]]
[[ro:Kiribati]]
[[ru:Кирибати]]
[[sa:किरिबाटी]]
[[scn:Kiribati]]
[[sco:Kiribati]]
[[se:Kiribati]]
[[sh:Kiribati]]
[[simple:Kiribati]]
[[sk:Kiribati]]
[[sl:Kiribati]]
[[sq:Kiribati]]
[[sr:Кирибати (држава)]]
[[sv:Kiribati]]
[[sw:Kiribati]]
[[ta:கிரிபட்டி]]
[[tg:Ҷумҳурии Кирибатӣ]]
[[th:ประเทศคิริบาส]]
[[tl:Kiribati]]
[[tpi:Kiribas]]
[[tr:Kiribati]]
[[uk:Кірібаті]]
[[ur:کیریباتی]]
[[uz:Kiribati]]
[[vi:Kiribati]]
[[vo:Kiribasuäns]]
[[wo:Kiribati]]
[[zea:Kiribati]]
[[zh:基里巴斯]]
[[zh-min-nan:Kiribati]]

Revisão das 14h52min de 24 de maio de 2008

Republic of Kiribati
Ribaberikin Kiribati
República do Kiribati
Bandeira do Kiribati Brasão de armas do Kiribati
(em detalhe) (em detalhe)
Lema: Te mauri, te raoi ao te tabomoa (Kiribati: Saúde, paz e prosperidade)
Língua oficial Inglês
Capital Bairiki
Presidente Anote Tong
Área
- Total
- % água
172º
717 km²
0%
População


- Total (2001)
- Densidade

195º


94,149
131/km²

Independência 12 de Julho de 1979
Moeda Dólar australiano
Fuso horário UTC +12, +13, +14
Hino nacional Teirake Kaini Kiribati
Domínio de topo .KI
Código telefónico 686

O Kiribati (aportuguesado para Quiribati ou Quiribáti) é um país da Micronésia e Polinésia que ocupa uma área muito vasta do Oceano Pacífico, mas que é bastante pequeno em termos de área terrestre.

Compreende vários grupos de ilhas, sendo elas, de oeste para leste, a ilha de Banaba, as ilhas Gilbert, as ilhas Phoenix e as Espórades Equatoriais à excepção de algumas possessões estadunidenses ao norte do arquipélago. Tem fronteira marítima com as Ilhas Marshall, a noroeste, com a possessão dos Estados Unidos da América das ilhas Howland e Baker, a norte, com as três possessões dos Estados Unidos da América nas Espórades, também a norte (Kingman, Palmyra e Jarvis), com o território francês da Polinésia Francesa, a sueste, com as possessões neo-zelandesas das Ilhas Cook e de Tokelau, a sul, com Tuvalu, também a sul, e com Nauru, a oeste. Sua capital é Bairiki.

História

Ver artigo principal: História de Kiribati

As Ilhas Gilbert eram habitadas havia pelo menos 4000 ou 5000 anos por alguns habitantes da Ásia que falava uma das línguas oceânicas, antes de terem qualquer contacto com europeus, provavelmente espanhóis, no século XVI. As ilhas foram “batizadas” em 1820 por um almirante da Estónia, Adam von Krusenstern e pelo seu capitão francês Louis Duperrey, em homenagem ao capitão britânico Thomas Gilbert, que tinha “descoberto” o arquipélago em 1788.

Pescadores de baleias e mercadores de escravos começaram a visitar as ilhas em grandes números no século XIX e a confusão resultante fomentou vários conflitos e a introdução de doenças. Num esforço para restaurar a ordem, em 1892, as ilhas tornaram-se um protectorado britânico, juntamente com as ilhas Ellice, e passaram a ser uma colónia em 1916. Nos anos que seguiram, os britânicos incorporaram as ilhas da Linha e as ilhas Fénix à colónia, à qual deram estatuto autónomo em 1971. Em 1978, as Ellice Islands tornaram-se o estado independente de Tuvalu e a independência de Kiribati seguiu-se a 12 de Julho de 1979. Com a independência, os Estados Unidos da América entregaram à nova república a ilha Phoenix e quase todas as ilhas da Linha.

'Kiribati' é a forma como os nativos pronunciam 'Gilberts'.

Hoje em dia o presidente do Kiribati é o Sr. Anote Tong.

Kiribati é um arquipélago formado por 33 ilhas de coral e vários atóis e era cortado pela Linha Internacional de Data. Quando em Bairiki (capital) era manhã de domingo, no leste do país era manhã de sábado. Esta situação alterou-se em 1995, pelo realinhamento da Linha Internacional de Data, fazendo com que Kiribati seja o país mais oriental do Mundo. Assim, a ilha Carolina, que foi o primeiro território do Mundo a entrar no terceiro milénio, foi renomeada Ilha do Milénio.[1]


Política

O Parlamento de Kiribati, chamado Maneaba ni Maungatabu, é eleito de quatro em quatro anos e consiste de 42 representantes. Maneba é também o nome dado às casas de reuniões em todas as comunidades locais. O presidente é ao mesmo tempo chefe de estado e chefe de governo, e tem a designação de te Beretitenti (pronuncia-se te peresitensi).

Cada uma das 21 ilhas habitadas possui um conselho local que é responsável pelos assuntos quotidianos. A excepção é Tarawa, onde existem três conselhos: Betio, Tarawa-Sul e Tarawa-Norte.

Subdivisões

Ver artigo principal: Distritos de Kiribati

O Kiribati está subdividido em 6 distritos.

Geografia

A República Independente do Kiribati, pertencente à Commonwealth, consiste num conjunto de 33 atóis de coral, agrupados em três grupos de ilhas, no centro do Oceano Pacífico. De oeste para este temos o grupo das ilhas de Gilbert (17), as Ilhas Fénix (8) e as ilhas da Linha (8), excluindo três da parte norte deste grupo que são território dos Estados Unidos.

Bairiki é a capital (com 25 154 habitantes) e situa-se no atol de Tarawa, no norte das Ilhas Gilbert.

Kiribati tem uma área de 811 km² e só 20 das ilhas são habitadas. As ilhas do grupo Fenix não têm uma população permanente. Banaba (antiga ilha Oceano) também faz parte do Kiribati e é a mais rica das ilhas. As ilhas que constituem Kiribati, estão dispersas por uma extensão de 5 milhões de quilómetros quadrados no Pacífico.

De uma maneira geral, o clima é tropical e temperado pelos ventos alísios. O seu ponto mais alto tem apenas 81m, e situa-se na ilha Banaba.

Já foram colônias e protectorados britânicos e estiveram ocupadas pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial, sendo retomadas pelas tropas dos EUA depois da violenta Batalha de Tarawa, em novembro de 1943.

Economia

Ver artigo principal: Economia de Kiribati

Possui uma economia baseada na indústria tradicional e na pesca. O peixe é a base da alimentação. O solo é pobre, mas 65% da população é rural e 40% tem menos de quinze anos. Os coqueiros proliferam na maioria das ilhas. Entre 1900 e 1980 Banaba exportou grandes quantidades de fosfatos que, entretanto se esgotaram. Hoje em dia o país tambem encontra algumas receitas com a exploração do guano. País subdesenvolvido, recebe ajuda externa da Australia, e dos E.U.A. Há criações de alguns porcos e cabras, mas o rebanho mais numeroso é o de aves. A Indústria é precária, baseada na confecção de roupas e produtos artesanais. Há pouca desiguladade social, a parte mais rica são aquelas pessoas ligadas ao governo, e o resto da população constiitui a parte mais pobre. Um dos paises que tem o menor produto interno bruto do mundo, deve-se a isso a falta de materias primas e o escasso consumo nacional.

Demografia

Ver artigo principal: Demografia de Kiribati

O país tem uma população de 95.000 habitantes (em 2004) que vivem principalmente no grupo das ilhas Gilbert, no atol de Tarawa. Os povos nativos são maioritáriamente micronésios, existindo uma pequena minoria polinésia.

Em termos religiosos, o Kiribati é maioritáriamente cristão, com cerca de 52% da população a seguir o catolicismo romano, por influência de missionários europeus, e cerca de 40% de protestantes.




Referências

  1. Harris, Aimee (April, 1999). «Millennium: Date Line Politics». Honolulu Magazine. Consultado em 14 de junho de 2006  Verifique data em: |ano= (ajuda)

Predefinição:Link FA