Hieraaetus pennatus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Águia-pequena)
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2017)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde junho de 2015).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaÁguia-pequena
Hieraaetus pennatus

Hieraaetus pennatus
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes
Falconiformes
Família: Accipitridae
Género: Hieraaetus
Espécie: H. pennatus
Nome binomial
Hieraaetus pennatus
(Gmelin, 1788)

A águia-pequena, águia-calçada ou águia-de-botas (Hieraaetus pennatus) é uma ave de rapina grande. Tem cerca de 47 cm de comprimento e uma envergadura de 120 cm. É a menor das verdadeiras águias europeias, apresentando um tamanho e formas semelhantes aos da águia-de-asa-redonda (Buteo buteo). Como todas as águias, está classificada na família Accipitridae.

O voo da águia-de-botas é mais semelhante aos das águias verdadeiras, seguindo uma trajectória mais direta.

Águia-pequena no inverno indiano

Ela habita o sul da Europa, norte da África e grande parte da Ásia. É uma ave migratória e passa o inverno na África subsariana e no sul da Ásia. Esta águia põe 1 a 2 ovos em um ninho de árvore ou rochedo.

É uma espécie de área arborizada, muitas vezes encontrada em montanhas ou campos abertos. Caça pequenos mamíferos, répteis e outras aves.

É mais pequena que a águia-de-asa-redonda, mas tem um formato mais aquilino que a outra. Machos adultos tem cerca de 700 g de peso e as fêmeas podem chegar a 1 kg. Existem dois tipos de plumagens: a pálida têm predominância do cinza-claro com a cabeça e as penas de vôo negras; a outra forma têm plumagem com um marrom-médio com penas de vôo em cinza-escuro.

O pio é um guincho kli-kli-kli. Recentes pesquisas de DNA na águia-pequena a moveram do gênero Aquila para o Hieraaetus.

Conservação[editar | editar código-fonte]

Em termos europeus encontra-se na categoria SPEC 3 (SPEC corresponde a Species of European Conservation Concern – espécies que suscitam preocupações de conservação a nível europeu).

O critério para a inclusão desta espécie nesta categoria prende-se com o fato de ser uma espécie rara na Europa com uma população inferior a 10 mil casais.

Os decréscimos registados parecem dever-se a factores relacionados com a degradação e destruição dos habitats. A caça furtiva e a mortalidade devida a electrocussão nos postes eléctricos, também parecem constituir importantes factores de ameaça.

Subespécies[editar | editar código-fonte]

A espécie é monotípica (não são reconhecidas subespécies).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • (em inglês) BirdLife International (2004). Hieraaetus pennatus. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 12 de Maio de 2006.
  • (em inglês) Splitting headaches? Recent taxonomic changes affecting the British and Western Palaearctic lists - Martin Collinson, British Birds vol. 99 (Junho de 2006), 306-323
  • Saúde Animal


Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.