Éder Rodrigues

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Éder Rodrigues
Ficheiro:Foto do escritor Éder Rodrigues.jpg
Escritor Éder Rodrigues.
Nascimento 02 de junho de 1981 (42 anos)
Nacionalidade brasileiro
Área Escritor, dramaturgo, artista da cena, professor

Éder Rodrigues (Pouso Alegre, 02 de junho de 1981), é um escritor brasileiro. Poeta, ficcionista, dramaturgo e ensaísta.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Éder Rodrigues nasceu em Pouso Alegre, cidade situada no sul do estado de Minas Gerais. Entre os anos de 1996 e 2002, participou dos movimentos de produção e difusão cultural junto a vários coletivos artísticos sul-mineiros.


É Doutor em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.[1] Ingressou em 2003 no curso de Artes Cênicas, na Escola de Belas Artes da UFMG, onde graduou-se em 2007. Também pela UFMG, tornou-se Mestre em Literatura, em 2010.  


Publicou 08 livros e integra várias antologias nacionais. O seu projeto literário[2] atravessa os segmentos da poesia, da prosa, da dramaturgia e da literatura infantojuvenil. A sua estética de escrita se debruça sobre o viés performático da palavra,[3] as corpografias e a densidade poética[4] com que demarca a instância do sensível como campo de conhecimento, além de estabelecer diálogos entre a América Latina e a Comunidade Lusófona.


Recebeu prêmios do circuito nacional pelo seu percurso literário[5] oficialmente iniciado em 2006, com destaque para o Prêmio Guarulhos de Literatura 2019,[6] o Prêmio OFF FLIP de Literatura[7] (2017 – 2015) e o Prêmio do Concurso Nacional Josué Guimarães de Contos 2009.[8]  Desde 2007, participa do circuito de festivais e feiras literárias como autor convidado, palestrante e oficineiro. Figura também como coordenador e curador de eventos e projetos culturais envolvendo as artes literárias e as artes da presença.


Leciona[9] na Universidade Federal do Sul da Bahia, onde atua como Professor Adjunto do Centro de Formação em Artes e Comunicação.[10] Atualmente reside em Porto Seguro/BA.

Literatura e atuação artística[editar | editar código-fonte]

Desde o início dos anos 2007, o escritor Éder Rodrigues percorre o Brasil participando do circuito de feiras e festivais literários, principalmente os que integram as artes literárias com as artes performáticas. Em 2009, recebeu o Prêmio do Concurso Josué Guimarães de Contos[11], entregue na 13ª Jornada Nacional da Literatura, um dos maiores eventos literários do país. A premiação lhe conferiu notoriedade nacional e possibilitou a difusão do seu trabalho em cidades da Espanha e de Portugal. Durante o período em que esteve como artista residente, participou como escritor convidado do circuito literário de Santiago de Compostela, Coruña, Vigo e outras cidades da Galícia, proferindo conferências sobre literatura brasileira na Universidade de Santiago de Compostela  e instituições culturais galegas.[12] A Revista Agália, dedicou uma seção especial do número duplo 97/98[13] à publicação de trabalhos do autor.

Em 2020, lançou[14] o livro O Infindável Museu das Coisas Efêmeras,[15] publicado pela Editora Telucazu.[16] A obra foi lançada internacionalmente em 2021, em Cabo Verde,[17] em evento promovido pelo Camões Instituto de Cooperação e da língua, e Moçambique[18] e segue em caravana de lançamentos pela Comunidade lusófona.

Como poeta e contista, teve o seu trabalho destacado em vários certames de projeção nacional como o Prêmio Carlos Drummond de Poesia (2010/2011)[19] promovido pelo SESC/DF, o Prêmio José Cândido Carvalho de Contos (2010/2014),[20] o Prêmio do Concurso Nacional Paulo Leminski de Contos (2009),[21] o Prêmio Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte 2009 (Autor Inédito/Menção Honrosa)[22] e o Prêmio FEMUP de Poesia.

Na área da dramaturgia, seus textos têm sido encenados nas cinco regiões do Brasil. O seu trabalho como dramaturgo abrange tanto a assinatura autoral de peças teatrais quanto a escrita  realizada em sala de ensaio juntamente com coletivos artísticos da cena emergente. Despontou como autor teatral a partir do seu vínculo com o Mayombe Grupo de Teatro, da cidade  de Belo Horizonte/MG, dirigido pela chilena Sara Rojo, com quem trabalhou em quatro montagens teatrais cuja temática e a poética atravessam a memória, a história e a cultura latino-americana. Dentro deste repertório, a montagem do espetáculo A Pequenina América e sua avó $ifrada de escrúpulos[23](2010) recebeu prêmios do circuito teatral, além de integrar a programação de importantes festivais nacionais e internacionais como o FIT, com grande sucesso de crítica e público.

Outra obra de destaque do autor é Três Vírgula Quatro Graus na Escala Richter,[24] peça escrita em 2016, que ganhou grande repercussão nacional ao ser uma das obras vencedoras do Prêmio Guarulhos de Literatura 2019. Para o público infantojuvenil, lançou em 2021 a obra Carrossel de um cavalo só, pela Editora Ática.

É autor de 15 peças de teatro.

Ano Peça Nota
2020 Todo redemoinho começa com um sopro Encenada pela Cia. OFIT
2018 Pedra Bruta: ensaio para recolher o provisório das coisas Encenada pela Cia. OFIT
2017 Happy Hour Encenada pelo Mayombe Grupo de Teatro
2016 A mulher que andava em círculos Encenada pelo Mayombe Grupo de Teatro
2016 Três Vírgula Quatro Graus da Escala Richter Encenada pelo Mayombe Grupo de Teatro
2015 Até o fim Encenada no circuito teatral independente de MG e MS
2014/

2013

Pássaro fora do ar Encenada pelo Núcleo Curare de Provocações Teatrais - em coautoria com Cláudio Zarco
2013 Nada a declarar a não ser que chove Encenada pela Cia Avatz de Teatro
2013 Ao persistirem os sintomas Integrou a programação da 2ª Edição do Janela de Dramaturgia
2013 Klássico com K Encenada pelo Mayombe Grupo de Teatro

Integrou a programação do FIT Festival Internacional de Teatro

2012 Argonautas de um mundo só Encenada pelo O COLETIVO Produções
2012 E peça que nos perdoe Encenada pela Cia. de Lira Ribas Produções

Espetáculo indicado a 5 Prêmios SINPARC do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas (Incluindo Melhor Texto Inédito)

2010 A Pequenina América e sua avó $ifrada de escrúpulos Encenada pelo Mayombe Grupo de Teatro

Prêmio SESC/SATED de Melhor Texto Teatral do ano

2007 Olho mágico Encenada pela Cia. 3 X4
2007 Por esta porta estar fechada, as outras tiveram que se fechar Encenado pelo Mayombe Grupo de Teatro

Obras Publicadas[editar | editar código-fonte]

  • O Infindável Museu das Coisas Efêmeras[25] (Editora Telucazu, 2020) – Poesia[26]
  • Carrossel de um cavalo só[27] (Editora Ática, 2021) – Literatura Infantojuvenil
  • Três Vírgula Quatro Graus da Escala Richter[28] (Editora Telucazu, 2018) – Dramaturgia
  • Dramaturgias de Re(e)xistências:[29] A mulher que andava em círculos & Happy Hour (Editora Javali, 2018) – Dramaturgia
  • Contos Premiados[30] – (Editora CORAG, 2013) – Prosa/contos
  • Klássico com K[31] (Editora FALE, 2015) – Dramaturgia
  • A Pequenina América e sua avó $ifrada de escrúpulos[32](Editora Nandyala, 2011) – Dramaturgia
  • Por esta porta estar fechada, as outras tiveram que se abrir[32] (Editora Nandyala, 2011) – Dramaturgia

Obras traduzidas[editar | editar código-fonte]

  • La muyer que andaba em círculos (Tradução para o espanhol realizada por Marcos Antônio Alexandre) - Editora Javali, 2018.
  • Happy Hour (Tradução para o espanhol realizada por Marcos Antônio Alexandre) - Editora Javali, 2018

Teses, dissertações e artigos  sobre obras do escritor[editar | editar código-fonte]

  • AMARAL, Nivalcir José do. O trabalho atoral com o texto da Cia. OFIT: processos de criação nas montagens “Pedra Bruta: ensaio para colher o provisório das coisas” e “Três Vírgula Quatro Graus da Escala Richter”.[33] Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas. Instituo de Artes. Campinas, 2020.  [A dissertação analisa a dramaturgia e a montagem de duas peças do escritor Éder Rodrigues Pedra Bruta: ensaio para colher o provisório das coisas (2018) e Três Vírgula Quatro Graus na Escala Richter (2016)]
  • TRINDADE, Fabrício. Memógrafo: sessões de lembrança e esquecimento – Expansões reflexivas sob emergências.[34] Belo Horizonte: Artigo publicado na Revista Em Tese. Literatura e Sociedades: diálogos e diferenças - Volume 24, 2018. Pgs: 65-74. ISNN: 1982-0739. [O artigo analisa a obra A mulher que andava em círculos, do escritor Éder Rodrigues.
  • VASQUES, Cristina Maria. Fazendo arte na literatura: um panorama lúdico e estético da literatura infantil e juvenil brasileira.[35] Tese de doutorado. UNESP Universidade Estadual Paulista, 2011. [A tese apresenta um panorama estético da literatura contemporânea infantojuvenil e analisa, dentre outras obras, o conto Asas para ficar, do escritor Éder Rodrigues.]
  • SILVA, Geison de Almeida Bezerra.  A experiência política em Proibido retornar; A pequenina América e sua avó $ifrada de escrúpulos e Bê-a-bá Brasil: Memória, Sonho e Fantasia: Dramaturgias, Estéticas, Sujeitos e Memórias.[36] Dissertação de Mestrado. Faculdade de Letras: Universidade Federal de Minas Gerais. 2014. [A dissertação analisa dentre outras peças, a dramaturgia do espetáculo A Pequenina América e sua avó $ifrada de escrúpulos, de Éder Rodrigues, Marina Viana e Marcos Coleta, encenada pelo Mayombe Grupo de Teatro.]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Prêmio Guarulhos de Literatura 2019,[37] pela autoria do livro Três Vírgula Quatro Graus na Escala Richter[38] [3° Lugar – Categoria: Autor do Ano]
  • Prêmio do Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães de Literatura 2009,[39] promovido pela 13ª Jornada Nacional de Literatura, realizada em Passo Fundo/RS. A premiação projetou a carreira do escritor nacionalmente e possibilitou a apresentação do seu trabalho na Espanha e em Portugal, países em que esteve como artista residente.
  • Prêmio OFF FLIP de Literatura[40] na edição de 2017 (como contista) e na edição de 2015 (como poeta);
  • Prêmio SESC/SATED[41] 2011 de “Melhor Dramaturgia” pela autoria do espetáculo A Pequenina América e sua avó $ifrada de Escrúpulos.  (Instituição promotora: Sindicato dos Artistas e Técnicos de Diversão SATED)
  • Indicado ao Prêmio SINPARC[42] do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas,  de Minas Gerais, na categoria Melhor Dramaturgia do Ano pela autoria do espetáculo E peça que nos perdoe (2012) e pela autoria da peça A Pequenina América e sua avó $ifrada de escrúpulos (2011).
  • Prêmio do Concurso Nacional de Contos José Cândido de Carvalho,[20] nas Edições de 2014 e 2010, promovido pela Fundação Cultural de Campos dos Goytacazes/RJ.  
  • Recebeu o Troféu Natividade em várias edições do Festival de Música e Poesia de Paranavaí FEMUP, um dos mais tradicional dos festivais culturais brasileiros realizado há mais de 50 anos.
  • Prêmio Nacional Carlos Drummond de Andrade de Poesia,[43] promovido pelo SESC/DF, nas Edições de 2011 e 2010.
  • Prêmio do 20° Concurso Paulo Leminski de Contos 2009[44]
  • Prêmio Cidade Belo Horizonte de Literatura 2009,[45] na categoria Autor Inédito (Menção Honrosa), pela autoria da obra A superfície úmida das coisas.

Referências

  1. Silva, Eder Rodrigues da (16 de março de 2017). «A dramaturgia performática de César Brie e Mickaël de Oliveira: textos, contextos e processos de criação junto aos grupos Teatro de los Andes, da Bolívia, e Colectivo 84, de Portugal». Consultado em 10 de setembro de 2021 
  2. Nunes, José (28 de agosto de 2018). «"Como eu escrevo" Entrevista do escritor Éder Rodrigues». como eu escrevo. Consultado em 10 de setembro de 2021 
  3. Sayad, Mariana (16 de agosto de 2017). «Éder Rodrigues - Confira a entrevista com o escritor». Cultura Não é Perfumaria. Consultado em 10 de setembro de 2021 
  4. «Entrevista do escritor Éder Rodrigues – A poesia nunca esteve na moda». Editorial Letras. Consultado em 10 de setembro de 2021 
  5. «Entrevista do escritor para a Mallarmargens». Revista de Poesia e Arte Contemporânea - ISSN 2316-3887. Março de 2021. Consultado em 10 de setembro de 2021 
  6. Redação (25 de outubro de 2019). «Saíram os vencedores do Prêmio Guarulhos de Literatura e do Prêmio Jovens Escritores». Jornal Folha Metropolitana. Consultado em 10 de setembro de 2021 
  7. «Escritor de Pouso Alegre vence prêmio da Feira Internacional de Literatura». Pouso Alegre .NET. 26 de julho de 2017. Consultado em 10 de setembro de 2021 
  8. «Folha Online - Livraria da Folha - Jornada de Literatura de Passo Fundo (RS) premia contistas - 01/11/2009». Livraria da Folha. 1 de novembro de 2009. Consultado em 10 de setembro de 2021 
  9. Redação. «Escritor e professor da UFSB lança obra no Brasil e na África». Jornal do Sol. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  10. «Site Institucional do Centro de Formação em Artes e Comunicação/UFSB». ufsb.edu.br. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  11. «11º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães». Portal das Jornadas Literárias. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  12. «Unha das máis firmes promesas da literatura brasileira na EOI de Vigo». Reportagem da Morrazo Tribuna – Pontevedra/Vigo/Espanha (em inglês). Consultado em 11 de setembro de 2021 
  13. «A Agália publica o número duplo 97/98, o mais brasileiro dos seus 25 anos de andamento». pglingua.org. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  14. «Professor e premiado escritor da UFSB lança livro em live neste sábado». Jojô Notícias. 7 de dezembro de 2020. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  15. «Escritor de Porto Seguro realiza lançamento de livro no próximo dia 12 de dezembro». Namidia News. 10 de dezembro de 2020. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  16. «Autores/as». Telucazu Edições. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  17. «Escritor brasileiro lança na Cidade da Praia livro "O Infindável Museu das Coisas Efémeras"». Matéria da Agência de notícias INFORPRESS, de Cabo Verde. 13 de maio de 2021. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  18. Visão, Redacção do Jornal (20 de julho de 2021). «Do Brasil para Moçambique: Éder Rodrigues lança no Domingo mais uma obra literária - Literatura». Jornal Visão. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  19. «Reportagem TV UAI: Éder Rodrigues é indicado ao Prêmio de literatura do SESC/DF». www.tvuai.com.br. 20 de julho de 2020. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  20. a b Fluminense, Do G1 Norte (22 de maio de 2014). «Morador de Minas vence concurso nacional de contos de Campos, RJ». Norte Fluminense. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  21. «Resultado do 20º Concurso de Contos Paulo Leminski». eventosunioeste.unioeste.br. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  22. Eventos, Bh. «Notícia: PBH divulga os premiados nos Concursos Nacionais de Literatura». BH Eventos. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  23. «A Pequenina América e sua Avó $ifrada de Escrúpulos – novo espetáculo do Mayombe Grupo de Teatro». Teatro de Afroamérica. 10 de junho de 2010. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  24. Sayad, Mariana (7 de agosto de 2018). «Acontece o lançamento do livro de Éder Rodrigues, em Pouso Alegre». Cultura Não é Perfumaria. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  25. «Entrevista do escritor Éder Rodrigues para o Programa "Universo Literário"». Universidade Federal de Minas Gerais. 7 de abril de 2021. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  26. «O infindável museu das coisas efêmeras - Éder Rodrigues». Livraria Kondo. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  27. «Carrossel de um cavalo só». Coletivo Leitor. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  28. «Três Vírgula Quatro Graus na Escala Richter - Éder Rodrigues». Livraria Kondo. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  29. «Dramaturgias de [Re(e)xistências - Éder Rodrigues e Marcos Alexandre». Editora Javali. 7 de abril de 2021. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  30. «Instituto Estadual do Livro: Lançamento do livro Contos premiados». Instituto Estadual do Livro. 27 de agosto de 2013. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  31. BH, Portal Sou (10 de agosto de 2015). «Mayombe - 20 anos | Agenda Sou BH». Portal Sou BH. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  32. a b «Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários - MAYOMBE: arquivos da memória, dramaturgia, pesquisas e práxis cênicas». poslit.letras.ufmg.br. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  33. Amaral, Nivalcir José do (2020). «O trabalho atoral com o texto da Cia. Ofit : processos de criação nas montagens "Pedra Bruta : ensaio para colher o provisório das coisas" e "Três vírgula quatro graus na Escala Richter"». Consultado em 11 de setembro de 2021 
  34. Trindade, Fabrício (1 de março de 2019). «Memógrafo - (Sessões de lembrança e esquecimento) - Expansões reflexivas sob emergências». Em Tese (1): 65–74. ISSN 1982-0739. doi:10.17851/1982-0739.24.1.65-74. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  35. Tese de doutorado publicado no site institucional do repositório da Universidade Estadual de São Paulo. 2011 https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/102360/000680137.pdf
  36. Silva, Geison de Almeida Bezerra da (24 de março de 2014). «A experiência política em Proibido retornar; A pequenina América e sua avó $ifrada de escrúpulos e Bê-á-bá Brasil: memória, sonho e fantasia - dramaturgias, estéticas, sujeitos e memória». Consultado em 11 de setembro de 2021 
  37. Redação (25 de outubro de 2019). «Saíram os vencedores do Prêmio Guarulhos de Literatura e do Prêmio Jovens Escritores». Jornal Folha Metropolitana. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  38. «Premiado escritor pouso-alegrense lança livro no Sesc da cidade nesta quinta-feira». Terra do Mandu - Notícias de Pouso Alegre e região. 8 de agosto de 2018. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  39. «Folha Online - Livraria da Folha - Jornada de Literatura de Passo Fundo (RS) premia contistas - 01/11/2009». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  40. «Escritor de Pouso Alegre vence prêmio da Feira Internacional de Literatura». Pouso Alegre .NET. 26 de julho de 2017. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  41. Entretenimento, Portal Uai; Entretenimento, Portal Uai (30 de novembro de 2011). «Noite de prêmios». Portal Uai Entretenimento. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  42. «Divulgação oficial: Lista dos artistas indicados ao 10° Prêmio SINPARC de Artes Cênicas». livrozilla.com (em inglês). Consultado em 11 de setembro de 2021 
  43. «Reportagem TV UAI: Éder Rodrigues é indicado ao Prêmio de literatura do SESC/DF». www.tvuai.com.br. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  44. «Resultado do 20º Concurso de Contos Paulo Leminski – 2009». eventosunioeste.unioeste.br. Consultado em 11 de setembro de 2021 
  45. «PBH divulga os premiados nos Concursos Nacionais de Literatura». BH Eventos. Consultado em 11 de setembro de 2021