Éric Hazan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Éric Hazan
Nome completo Éric Hazan
Nascimento 1936 (88 anos)
Paris, Paris, Ilha de França,  França
Residência Paris,  França
Nacionalidade francêês, Árabe-francês
Ocupação Médico, escritor e editor

Éric Hazan (Paris, 1936) é um médico, escritor e editor francês, fundador da editora La Fabrique, emblemática da renovação editorial independente e engajada na França, ocorrida no fim dos anos 1990.

Dados biográficos[editar | editar código-fonte]

Nascido em Paris,[1] de mãe apátrida nascida na Palestina e pai judeu originário do Egito,[2] muito cedo engajou-se politicamente, na FLN durante a guerra da Argélia[3]. Em 1975, tornou-se cirurgião cardiovascular e membro fundador da Associação Médica Franco-Palestina.

No Líbano, então em plena guerra, trabalhou como médico "naquele "exército" chamado na época "os palestinos progressistas", isto é, os palestinos que, ao lado da esquerda libanesa, lutavam contra os falangistas.[4]

De volta a Paris, o cirurgião se transforma em editor, passando a administrar a editora da família em 1983, que quatorze anos depois, foi comprada pelo grupo Hachette.

Em 1998, funda a editora La Fabrique.[5] Posteriormente torna-se escritor e tradutor, sobretudo das obras de Edward Said.

Hazan é membro do comitê de patronos do Tribunal Russell sobre a Palestina cujos trabalhos tiveram início em 4 de março de 2009[6].

Obras[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]