Şükrü Saracoğlu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde outubro de 2013)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Sukru Saracoglu

Mehmet Şükrü Saracoğlu (Ödemiş, 1887Istambul, 27 de dezembro de 1953) foi um político turco, 6º primeiro-ministro da República da Turquia. Também foi presidente do Fenerbahçe S.K. por 16 anos (1934-1950), inclusive durante o período em que foi primeiro-ministro.

Carreira política[editar | editar código-fonte]

A Varlık Vergisi, uma lei tributária aprovada durante o seu governo, em 1942, foi imposta sobre as minorias não-islâmicas na Turquia de maneira arbitrária e pouco realista, causando muitas críticas dentro e fora do país, que finalmente levaram à sua revogação dois anos mais tarde. O efeito desta lei draconiana e pouco duradoura foi uma vitória esmagadora do partido de oposição, o Partido Democrático, nas eleições gerais realizadas em 1950.

O estádio do clube de futebol turco do qual era torcedor e foi presidente, o Fenerbahçe, leva seu nome (Estádio Şükrü Saracoğlu).

Fonte[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.