Saltar para o conteúdo

Álvaro del Portillo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 10 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q251479
Linha 1: Linha 1:
[[Ficheiro:Alvarodelportillo2.jpg‎|thumb|D. Álvaro del Portillo, Prelado do Opus Dei (1982 - 1994)]]
[[Ficheiro:Alvarodelportillo2.jpg‎|thumb|D. Álvaro del Portillo, Prelado do Opus Dei (1982 - 1994)]]
'''Álvaro José Maria Eulogio del Portillo y Diez de Sollano''' ([[Madrid]], [[11 de março]] de [[1914]] — [[Roma]], [[23 de março]] de [[1994]]) foi bispo da [[Igreja Católica]] e Prelado da [[Prelazia da Santa Cruz e Opus Dei]]. Era Doutor em [[Engenharia Civil]], Filosofia e Letras (História) e em [[Direito Canônico]].
'''Álvaro José Maria Eulogio del Portillo y Diez de Sollano''' ([[Madrid]], [[11 de março]] de [[1914]] — [[Roma]], [[23 de março]] de [[1994]]) foi bispo da [[Igreja Católica]] e Prelado da [[Prelazia da Santa Cruz e Opus Dei]]. Era Doutor em [[Engenharia Civil]], Filosofia e Letras (História) e em [[Direito Canônico]]. sem vergonha, manipulador, destruidor de consciencias, controla as pessoas pelo opus dei. vai ser canonizado mesmo sendo um falso santo aqui na terra. a favor do uso de cilicio e auto-flagelaçao


== Vida ==
== Vida ==

Revisão das 23h13min de 17 de julho de 2013

D. Álvaro del Portillo, Prelado do Opus Dei (1982 - 1994)

Álvaro José Maria Eulogio del Portillo y Diez de Sollano (Madrid, 11 de março de 1914Roma, 23 de março de 1994) foi bispo da Igreja Católica e Prelado da Prelazia da Santa Cruz e Opus Dei. Era Doutor em Engenharia Civil, Filosofia e Letras (História) e em Direito Canônico. sem vergonha, manipulador, destruidor de consciencias, controla as pessoas pelo opus dei. vai ser canonizado mesmo sendo um falso santo aqui na terra. a favor do uso de cilicio e auto-flagelaçao

Vida

Era o terceiro de oito filhos. Foram seu pais Ramón del Portillo Pardo e Clementina Diez de Solano Portillo. Ingressou no Opus Dei em 1935, rapidamente converteu-se no mais firme e valioso auxiliar e apoio de São Josemaría Escrivá, fundador do Opus Dei, de quem foi confessor e diretor espiritual desde o dia em que foi ordenado sacerdote em 25 de junho de 1944, e o acompanhou até o dia de seu falecimento em 26 de junho de 1975. Foi um dos três primeiros sacerdotes do Opus Dei, ordenado por D. Leopoldo Eijo y Garay, bispo de Madrid-Alcalá, junto com ele foram ordenados José Maria Hernándes de Garnica e José Luis Músquiz.

A 15 de setembro de 1975 foi eleito como o primeiro sucessor de S. Josemaria frente ao Opus Dei, foi Secretário Geral do Opus Dei (1940 - 1947 e 1956 - 1975) e era membro do seu Conselho Geral desde 1940 até 1975. Dentre outros órgãos do Vaticano foi consultor da Sagrada Congregação para a Causa dos Santos, da Congregação para o Clero e do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. Trabalhou no Concílio Vaticano II, primeiro como presidente da Comissão antepreparatória para os Leigos e depois como secretário da Comissão para a Disciplina do Clero e como consultor de outras Comissões. Foi membro da Comissão de Revisão do Código de Direito Canônico que se encontra em vigor, promulgado por João Paulo II.


O Papa João Paulo II ao erigir o Opus Dei em Prelazia pessoal, em 28 de novembro de 1982, o fez seu Prelado e, em 6 de janeiro de 1991, sagrou-o bispo titular de Vita. Escolheu como lema do seu escudo episcopal: Regnare Christum volumus!. Não pensava em si mas em servir à Igreja: "único motivo da nossa existência e da existência da nossa Prelatura", repetia.

Em 1985 fundou em Roma o Centro Acadêmico Romano da Santa Cruz que mais tarde foi se tornar na Pontifícia Universidade da Santa Cruz. Durante o seu governo o trabalho da prelazia estendeu-se por vinte novos países. Foi Grão-Chanceler da Universidade de Navarra e da Universidade de Piura, no Peru.

Faleceu no dia 23 de março de 1994, poucas horas depois de retornar de uma viagem de peregrinação à Terra Santa. Neste mesmo dia João Paulo II foi rezar junto de seus restos mortais. Encontra-se sepultado na Cripta da Igreja Prelatícia de Santa Maria da Paz, na sede central do Opus Dei em Roma. Foi sucedido no governo da prelazia por D. Javier Echevarría Rodríguez.

Causa de canonização

No dia 5 de março de 2004 o então Cardeal Vigário da Diocese de Roma Camillo Ruini presidiu a sessão de abertura do tribunal do Vicariato de Roma que atuará na causa de canonização de D. Álvaro del Portillo, o ato de abertura ocorreu na Sala da Conciliação do Palácio Lateranense. No dia 20 de março do mesmo ano, teve lugar a sessão de abertura do tribunal da prelazia do Opus Dei que também participará da fase de instrução da causa de canonização, este segundo evento teve lugar na Sala Höffner da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma, com a presença de cerca de quatrocentas pessoas.

No dia 28 de junho de 2012, o Vaticano anunciou que lhe tinham sido reconhecidas virtudes heroicas[1], um passo importante para uma eventual beatificação. Desse momento em diante, Mons. Álvaro del Portillo é denominado "Venerável Servo de Deus".

Obras

  • Fiéis e Leigos na Igreja (1969)
  • Escritos sobre o sacerdócio (1970)
  • Dinamicità e funzionalità delle strutture pastorali
  • ¿Un nuevo Derecho Canónico?
  • Morale e Diritto
  • Immersed in God: Blessed Josemaria Escriva, Founder of Opus Dei as Seen by His Successor, Bishop Alvaro Del Portillo—by Alvaro Del Portillo and Cesare Cavalleri

  • AZEVEDO, Hugo de. Misión cumplida: Mons. Álvaro del Portillo. Madrid, Palabra, 2012, 1ª ed. castelhana.
  • BERNAL, Salvador. Álvaro del Portillo. Lisboa: DIEL, 1999 (Tradução de Fernanda Real). ISBN 972-8040-35-0
  • BERNAL, Salvador. Alvaro del Portillo. Scepter Publishers. (August 1999) Spanish biography of Msgr. del Portillo. ISBN 1-889334-18-9
  • BOSCH, Vicente. Servo buono e fedele. Scritti sulla figura di Mons. Alvaro del Portillo Libreria Editrice Vaticana, 2001.
  • Rendere amabile la verità. Libreria Editrice Vaticana, 1995.

Predefinição:Vide também

Ligações externas

Referências

  1. «Decrees of the Congregation for the Causes of Saints» (em inglês). NEWS.VA. Consultado em 28 de junho de 2012