ANts P2P

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ANts anonymous encrypted p2p
Desenvolvedor Gwren
Versão estável v1.6.0 Beta (10-fev-2008)
Sistema operacional Multiplataforma
Gênero(s) Compartilhamento de arquivo, P2P
Licença GPL
Página oficial antsp2p.sourceforge.net

ANts P2P é um aplicativo de código livre de GPLed para troca de arquivos por peer-to-peer, escrita em Java. O software foi criado pelo italiano Roberto Rossi, e pode vir a conquistar uma popularidade maior do que outros programas do tipo, como eMule e Kazaa Lite. Ainda em fase de desenvolvimento (versão beta), o programa promete fornecer total anonimato aos usuários, a exemplo do freenet. Para isso, o ANTs usa um método de codificação assimétrico com senha dupla (pública e confidencial), permitindo criptografar os pedidos (requests) de arquivo e as buscas do internauta.

A senha pública, chamada de ID, é dividida em setores durante a pesquisa para que somente a senha confidencial possa revelá-la, tornando possível ao usuário exibir os resultados de sua pesquisa. No entanto esse programa não parece convencer a todos, em especial Jason Rohrer, que criou o programa alternativo i2phex. Jason declarou que o programa de Rossi é vulnerável a programas espiões, que podem inclusive interceptar completamente os pedidos e segui-los com sua própria ID.

O programa espião pode desta maneira saber dos resultados de pedido ou de linhas de tráfego da vítima. Rossi refutou a teoria e desafiou os hackers a derrubar o sistema de proteção que integra seu programa.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Fóruns e outras páginas em italiano[editar | editar código-fonte]

Fóruns de outros países[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software livre é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.