A Minha Amiga Rádio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Minha Amiga Rádio é um programa da RDP-Antena 1, dedicado à história da rádio.

O programa começou em 18 de Maio de 1991 e durou até Outubro de 1997. Aconteceu um interregno entre 1994 e 1995. O programa ia para o ar aos Domingos entre as 11h00 e as 13h00.

Foram mais de 500 conversas - mais de 200 programas - que Luis Garlito teve com convidados ligados à história da rádio.

No genérico do programa, bastante reconhecido ainda hoje, aparecia a voz de Maria Helena d' Eça Leal.

O objectivo do programa era aproveitar o manancial da rádio, suprir algumas carências existentes em arquivo e também devido à não existência de uma história da rádio.

Canção

A ideia de uma canção sobre o programa surgiu após a presença de Jerónimo Bragança e Nóbrega de Sousa no programa. Uma semana depois estava pronta a canção. Inicialmente estava para ser interpretada por uma ainda desconhecida Mariza. Optou-se depois por ser cantada por vários cantores (Dina, José Mário Branco, etc). Alguns dos nomes ligados ao disco são José da Ponte e o maestro Fernando Correia Martins.

Alguns dos convidados
  • Fernando Pessa - primeiro programa: teve de ser repetido porque correu mal a gravação num novo estúdio.
  • Maria Leonor - como já tinha falecido foi feito um programa de homenagem à conhecida locutora.
  • Milita Meireles (Irmãs Meireles) chorou de emoção. Uma das marcas que o programa prezava era a humanidade transmitida pelos convidados.
  • Pedro Moutinho, que vivia nas Rua dos Quelhas, perto das instalações da estação, não quis deslocar-se às instalações da rádio devido à forma como foi afastado da mesma.
Referências

O programa é referido no livro "Telefonia" de Matos Maia. Luis Garlito foi um dos convidados na emissão de 4 de Agosto de 2010 dedicada a comemorar os 75 anos da RDP. No dia 18 de Setembro de 2010 foi entrevistado por Jaime Fernandes no programa "No Ar Sempre No Ar".

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.