Carlos Nóbrega e Sousa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Nóbrega de Sousa)
Carlos Nóbrega e Sousa
Nascimento 4 de novembro de 1913
Aveiro
Morte 4 de abril de 2001 (87 anos)
Lisboa
Cidadania Portugal
Ocupação compositor
Prêmios
  • Grande-Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique

Carlos de Melo Garcia Correia Nóbrega e Sousa GOIH (Aveiro, 4 de novembro de 1913Lisboa, 4 de abril de 2001) foi um compositor de música ligeira português. Venceu por três vezes o Festival RTP da Canção.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Começou os seus estudos musicais com 7 anos de idade e chegou a tirar o curso superior de Piano do conservatório. A sua primeira composição foi feita com apenas 13 anos.

Algumas das suas primeiras composições foram gravadas a partir de 1933.

Entrou para o elenco da Emissora Nacional em 1940 onde chegou a chefe de secção de música ligeira.

O seu grande sucesso só surgiu em 1958, com "Vocês Sabem Lá", na voz de Maria de Fátima Bravo.

Simone de Oliveira venceu o Festival RTP da Canção de 1965 com "Sol de Inverno", da autoria de Carlos Nóbrega e Sousa e Jerónimo Bragança.

Em 1970, Sérgio Borges venceu o Festival RTP da Canção com "Onde vais rio que eu canto", com música da autoria de Carlos Nóbrega e Sousa e letra de Joaquim Pedro.

Foi ainda o autor da letra e música de "Sobe, Sobe, Balão Sobe", de Manuela Bravo, que venceu o Festival RTP da Canção de 1979.

Foi ainda autor de canções como Lado a lado, Degrau em degrau, Encontro às Dez, A Tal, Figueira da Foz, Não Percas a Esperança, Maria Solidão e Procuro e não Te Encontro.

Morreu a 4 de abril de 2001, no lar da Casa do Artista, em Lisboa.[1]

Homenagens[editar | editar código-fonte]

A 4 de novembro de 1998, foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.[2]

A Câmara Municipal de Lisboa prestou homenagem ao Maestro Nóbrega e Sousa, atribuindo o seu nome a uma rua de Lisboa, situada na freguesia do Lumiar, junto a outras artérias com topónimos relacionados com música, criando assim um bairro com nomes desta área e cuja inauguração se fez no dia 1 de outubro de 2004, Dia Mundial da Música.[1]

Referências

  1. a b Comissão Municipal de Toponímia de Lisboa, Nóbrega e Sousa, Março 2015.
  2. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Carlos de Melo Garcia Nóbrega e Sousa". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 11 de maio de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]