A Idade da Razão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de A idade da razão)
L'âge de raison
A idade da razão
Autor(es) Jean-Paul Sartre
Idioma Francês
País  França
Gênero Romance
Série Os Caminhos da Liberdade
Editora Gallimard
Lançamento 1945
Páginas 315
Edição portuguesa
Tradução Sérgio Milliet
Editora Difusão Européia do Livro
Lançamento 1963
Páginas 320
Edição brasileira
Tradução Sérgio Milliet
Editora Nova Fronteira
Lançamento 1983
Páginas 335
Cronologia
Le Sursis

A idade da razão (em francês: L'âge de raison) é um romance de Jean-Paul Sartre, publicado em 1945. O livro é o primeiro volume da trilogia Os Caminhos da Liberdade (em francês: Les Chemins de la liberté).

Enredo[editar | editar código-fonte]

O romance, que se passa na Paris boêmia dos anos 30, gira em torno da vida de Mathieu, um professor de filosofia que procura dinheiro para pagar por um aborto para Marcelle, sua amante. Em três dias, vários personagens e suas ações são analisados, e as percepções e observações dos personagens recolhidas para dar ao leitor um retrato detalhado do personagem principal.

Liberdade[editar | editar código-fonte]

A obra mostra claramente a noção existencialista sartreana e o perfil psicológico dos personagens - tomando decisões importantes para suas próprias vidas. Demonstra ainda como a concepção de Sartre sobre liberdade está intrinsecamente ligada à existência humana, sendo o alvo final desta existência.

Enquanto a novela progride, a narrativa do personagem expõe conceitos de Sartre sobre o que significa estar livre e como se opera no âmbito da sociedade com esta filosofia. Este romance é uma representação imaginária de seus trabalhos filosóficos principais (O ser e o nada) em que se alcança a liberdade suprema com o nada, ou, mais precisamente, sendo nada.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.