Aarão da Bulgária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Aarão (desambiguação).
Aarão da Bulgária
Nascimento século X
Morte 14 de junho de 987
Razmetanitsa
Progenitores
Filho(a)(s) João Vladislau da Bulgária
Irmão(ã)(s) Moisés da Bulgária, Samuel da Bulgária, David da Bulgária
Ocupação chefe militar
Religião cristianismo ortodoxo

Aarão ou Arão (em búlgaro: Арон) (Século X – Dupnitsa, 976) foi um nobre búlgaro, irmão do imperador Samuel da Bulgária e terceiro filho do conde Nicolau, senhor de Sérdica (Sredets). Depois da queda das regiões orientais do império frente à ocupação bizantina em 971, Arão e seus irmãos, David, Moisés e Samuel continuaram a luta nos territórios ocidentais. Eles eram chamados de Cometópulos ("filhos do conde") e governaram juntos o país enquanto os herdeiros legítimos, Bóris II e Romano, estavam presos em Constantinopla. Para isso, dividiram o país em quatro regiões e a capital de Arão era Sérdica, que comandava a principal estrada de Constantinopla para a Europa Ocidental. Ele teve que defender a região das invasões inimigas e atacar os territórios bizantinos na Trácia.

Traição e morte[editar | editar código-fonte]

Em 976, no início de uma grande campanha contra o Império Bizantino, os dois irmãos mais velhos, David e Moisés, morreram, mas os búlgaros conseguiram grandes vitórias, incluindo a reconquistas do nordeste da Bulgária. Nesta época, o imperador bizantino Basílio II teve que enfrentar tanto os búlgaros quanto a perigosa revolta de Bardas Esclero. Para fazê-lo, Basílio se valeu do método já costumeiro na política externa bizantina: a conspiração.

Ele se concentrou em Arão, que era o mais perigoso rebelde na época, principalmente por sua proximidade da Trácia e por que sua ambição era governar toda a Bulgária sozinho, o que fazia da paz com os bizantinos um ativo importante para ele, pois dar-lhe-ia tempo para consolidar sua posição em casa. O nobre búlgaro pediu a mão da irmão de Basílio e o imperador bizantino concordou, mas tentou enganar Arão enviando-lhe a esposa de um de seus nobres juntamente com o bispo de Sebaste. A tramoia foi descoberta e o bispo acabou assassinado, mas, mesmo assim, as negociações continuaram. No fim, Samuel soube das negociações e mandou matar o irmão com toda sua família em Dupnitsa, poupando apenas o filho mais velho, João Vladislau, que, muitos anos depois, ascenderia ao trono do Império Búlgaro, por intervenção do filho mais velho de Samuel, Gabriel Radomir. Ironicamente, ele seria o assassino de seu salvador 39 anos depois.

Árvore genealógica[editar | editar código-fonte]


Outra teoria[editar | editar código-fonte]

Mais informações : David da Bulgária#Outra teoria

Porém, há outra versão para origem de Arão.[1] Segundo ela, Simeão I teria tido diversos filhos e, entre eles, João (Ivan), que se casou com uma armênia em Cesareia. Arão e seu irmão Moisés seriam filhos deste casamento.

Referências

  1. Nicholas Adontz. Samuel l'Armenien, Roi des Bulgares. Bruxelles, Palais des academies, 1938. Published also in: Etudes Armeno-Byzantines. Livraria Bertrand. Lisbonne, 1965, Pp. 347 - 407