Abdelaziz al-Hilu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Abdelaziz al-Hilu
Nascimento 1954
Cordofão do Sul
Alma mater
Ocupação político

Abdelaziz Adam Al-Hilu (em árabe: عبد العزيز الحلو; nascido em 7 de julho de 1954) é um político sudanês e atual presidente do Movimento Popular de Libertação do Sudão - Setor Norte.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Al-Hilu nasceu em Al-Faydh Umm Abdullah, Cordofão do Sul. Ele é considerado um dos comandantes mais bem-sucedidos na história do Exército Popular de Libertação do Sudão e trabalhou com o líder sul-sudanês John Garang, com o objetivo de criar um Sudão que fosse democrático, justo e livre para toda a população sudanesa.

Ele nasceu, cresceu e foi educado nas Montanhas Nuba. Estudou Economia na Universidade de Cartum e formou-se em 1979. Perdeu a eleição para governador do Cordofão do Sul para Ahmed Haroun numa votação rejeitada pelo Exército Popular de Libertação do Sudão como fraudulenta.[1] Lutou contra as Forças Armadas do Sudão num conflito no sul do país.

Na sequência da Revolução Sudanesa, declarou um cessar-fogo unilateral temporário "para dar às negociações de paz em curso uma oportunidade de sucesso",[2], que foi posteriormente prorrogado,[3] durante o qual chegou a um acordo com o governo de transição para separar religião e estado e não discriminar a etnia de ninguém em 3 de setembro de 2020.[4] Também apelou à remoção das milícias do ex-presidente Omar al-Bashir e à reorganização das forças armadas sudanesas, além da autodeterminação nas áreas controladas pela sua facção.[5]

Em 28 de março de 2021, Al-Hilu assinou um acordo de paz com o governo sudanês em Juba, Sudão do Sul, no qual abriria caminho para o estabelecimento de um Estado federal civil e democrático no Sudão, além de garantir a liberdade de religião e ter um exército único para proteger a segurança nacional.[6]

Referências