Abderrahmane Abdelli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Abderrahmane Abdelli
Nascimento 2 de abril de 1958 (61 anos)
Tizi Ouzou, Argélia
Nacionalidade Argelina
Ocupação Autor, Compositor, e Cantautor

Abderrahmane Abdelli (nascida a 2 de abril de 1958) é um autor, compositor, e cantautor berber conhecido pela mistura da música tradicional do seu país natal do Norte de África com sons modernos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Abdelli nasceu em Mechta Behalil, uma aldeia na Grande Cabília, Argélia, durante a Guerra da Independência da Argélia. A sua família foi deslocada pelo bombardeio do seu povo, Kennour, parte da província de Tizi Ouzou, pela força aérea francesa.[1] Após a guerra, a sua família estabeleceu-se na cidade costeira de Dellys. Quando era menino, Abdelli construiu a sua primeira guitarra com uma lata de azeite vazia, um suporte de madeira e uma linha de pesca.[2] Após aprender a tocar guitarra, foi introduzido ao mandol pelo maestro Chaabi Chaïd Moh-Esguir.[2]

Abdelli fez a sua estreia musical em Dellys, Cabília, durante o festival da Independência da Argélia em 1974.[3] Ganhou vários concursos na Argélia para cantores aficionados.[4] Abdelli produziu o seu primeiro álbum em 1984, mas não obteve muito sucesso. Dois anos mais tarde, lançou um álbum que vendeu 12000 cópias, mas nunca recebeu o pagamento da sua companhia discográfica; Abdelli produziu um par de álbuns na Argélia, mas se mudou para a Bélgica no ano 1984. Foi ali onde "conheceu o produtor Thierry Van Roy, que estava tão fascinado com a sua música que passou dois anos explorando as raízes da musica tradicional dos Berberes na Universidade de Argel."[4] Desde 1986 estabeleceu o seu lar em Bruxelas, na Bélgica.

Os seus álbuns mais populares são New Moon e Among Brothers[5] Apresentou-se nos festivais mais importantes da Europa, incluindo o WOMAD e o concerto 0110, em Gante.[6] Além da Europa, tem estado presentes em concertos em Inglaterra, Estados Unidos e Canadá.

Influências[editar | editar código-fonte]

A sua música reflecte uma pesada influência argelina. Como foi indicado pelo World Music Central:

As letras de Abdelli expressam fortes e poéticas imagens de sua cultura, a qual se encontra ameaçada por todos lados. Expressa-se essencialmente através de símbolos que são parte de sua cultura tradicional. Ele tenta dar a conhecer a antiga cultura Bereber que, por sua tolerância e abertura, é um exemplo a seguir em nosso mundo atribulado.

Abdelli tem colaborado com músicos da Europa e daAmérica do Sul com frequência, com a incorporação de instrumentos como o cajón (Peru), o tormento, a quena (Chile), e a bandura (Ucrânia).

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • New Moon (1995)
  • Au-delà de Gibraltar (2000)
  • Among Brothers (2003)
  • Destiny (2011)

Banda[editar | editar código-fonte]

Os membros de sua banda são:

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Mapa de localização de Kennour, Argélia, desde Nona.net
  2. a b https://web.archive.org/web/20080609113753/http://www.orientaljazz.com/abdelli-e.htm "Biografia: Abdelli" Gekkobeat.com]
  3. "Abdelli Biografia" Thierry Vão Roy Produções
  4. a b "Abdelli" World Music Central
  5. Abdelli (2003) Entre os Irmãos de Real World Records, Virgin Music, Wiltshire, reino unido, organizado por Thierry Vão Roy, gravado em vários lugares entre Nov.
  6. Abdelli (1995) Lua Nova do Mundo Real, de Nova York, CDRW54, organizado por Thierry Vão Roy, gravado por Thierry Vão Roy Estudos, Bruxelas, Bélgica;

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Larkin, Colin (ed.) (1998) "Abdelli" A Enciclopedia da Música Popular (3ª ed.) MUZE, Londres, ISBN 1-56159-237-4 ;
  • Abdelli, A. (Julio De 2003) "Asiram" Ritmo Global Da Revista 12(7): ;
  • Byrne, Jennifer (2004) "Abdelli Entre Irmãos" Cantar! 48:1 p. 120;

Ligações externas[editar | editar código-fonte]