Cabília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Cabila.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde fevereiro de 2012)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Mapa da Cabília de 1857
Aldeia típica da Cabília numa gravura de 1886
Bandeira adoptada pelos berberes da Cabília

A Cabília (em cabila: Tamurt Idurar ["terra montanhosa"] ou Tamurt Leqvayel ["terra dos cabilas"]; em francês: Kabylie) é uma região montanhosa do norte da Argélia. O seu nome provém do árabe al-qabā'il ("as tribos").

Faz parte da cordilheira do Atlas e é banhada pelo mar Mediterrâneo. A Cabília engloba várias províncias da Argélia: todo o território de Tizi Ouzou e Bugia, a maior parte de Bouira (Tubiret) ,e parte de Boumerdès.

Durante o domínio francês da Argélia, os franceses distinguiam entre a Pequena e a Grande Cabília: a primeira compreendia o território correspondente às atuais províncias argelinas de Bugia, a metade setentrional de Bordj Bou Arreridj e o noroeste de Sétif. O restante formava a Grande Cabília. Esta distinção explica o motivo pelo qual algumas fontes em português fazem referência às "Cabílias", no plural.

População[editar | editar código-fonte]

A área é habitada pelos cabilas, o segundo grupo de berberes em importância após os chleuhs de Marrocos. O seu nome significa "tribo" (do árabe قبيلة qabīla). Falam a língua cabila, uma variedade berbere. A população da Cabília é estimada em mais de 5 milhões de habitantes.

Desde a primavera de 1980, os cabilas estão na linha da frente da mobilização pelo reconhecimento oficial das línguas berberes na Argélia.

Cabilas ou descentes de cabilas famosos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cabília
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Argélia, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.