Acacia melanoxylon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaAcacia melanoxylon
Acacia melanoxylon em flor

Acacia melanoxylon em flor
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Fabales
Família: Leguminosae(Fabaceae)
Subfamília: Mimosoideae
Género: Acacia
Espécie: Acacia melanoxylon
Distribuição geográfica
Acacia-melanoxylon-range-map.png

A Acacia melanoxylon, também chamada no Brasil de acácia-negra ou acácia-preta, é uma espécia de acácia nativa da Austrália oriental, caracterizada por sua alta estatura, chegando a medir 45 metros de altura.

O nome acácia é dado a várias espécies de árvores do gênero Acacia pertencentes a família Leguminosae e a subfamília Mimosoideae.

Em Portugal é chamada Acácia-da-austrália e tem carácter invasor, propagando-se por sementes. A época de floração é no início da Primavera (Março, Maio), apresentando a floração a cor creme. O fruto é uma vagem em forma de S. Não tem exigências quanto ao tipo de solo, mas prefere solos ácidos. Sofre em situações de seca. Encontrada isolada ou em grupo. Tem um crescimento rápido, sendo considerada uma árvore de médio porte — altura: 10 a 15 m — diâmetro: 7 m.

Árvore de folha persistente, robusta, de porte erecto e simétrico, de copa densa. Os ramos são geralmente horizontais ou um pouco pendentes. As folhas são elípticas, lanceoladas ou oblanceoladas, de 6 a 14 cm de comprimento, um pouco coriáceas, de cor verde escura, com 3 a 5 nervuras longitudinais e ápice agudo ou obtuso. Nos exemplares jovens é característico o polimorfismo folear. As inflorescências surgem em ramos axilares mais curtos que os filódios, são capítulos globosos de um amarelo pálido ou creme com 5 a 10 mm de diâmetro.


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies
Ícone de esboço Este artigo sobre leguminosas (família Fabaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.