Saltar para o conteúdo

Acerola: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
servidor da paina esta erado
Linha 26: Linha 26:
No Brasil, o cultivo de acerolas teve um forte crescimento nos últimos vinte anos, sendo hoje uma importante cultura da [[Região Nordeste]], principalmente na [[Agronegócio|agroindústria]] de polpa de fruta congelada.
No Brasil, o cultivo de acerolas teve um forte crescimento nos últimos vinte anos, sendo hoje uma importante cultura da [[Região Nordeste]], principalmente na [[Agronegócio|agroindústria]] de polpa de fruta congelada.


Sua superfície é lisa ou dividida em três gomos. Possui três [[semente]]s no seu interior. O sabor do fruto é levemente ácido e o perfume é semelhante ao da [[uva]]. Possui [[vitamina]]s A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), [[cálcio]], [[fósforo]], [[ferro]] e, principalmente, vitamina C, que, em algumas variedades, chega a estar presente em até 5 gramas por 100 gramas de polpa. Este valor chega a ser oitenta vezes superior ao da [[laranja]] e ao do [[limão]].
Sua superfície é lisa ou dividida em três gomos. Possui três [[semente]]s no seu interior. O sabor do fruto é levemente ácido e o perfume é semelhante ao da [[uva]]. Possui [[vitamina]]s A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), [[cálcio]], [[fósforo]], [[ferro]] e, principalmente, vitamina C, que, em algumas variedades, chega a estar presente em até 5 gramas por 100 gramas de polpa. Este valor chega a ser oitenta vezes servidor ao da [[laranja]] e ao do [[limão]].


== Variedades ==
== Variedades ==

Revisão das 19h26min de 16 de abril de 2014

 Nota: Se procura pelo personagem interpretado por Douglas Silva, veja Cidade dos Homens.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAcerola
Acerola (Malpighia glabra)
Acerola (Malpighia glabra)
Classificação científica
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnolignific
Ordem: Malpighiales
Família: Malpighiaceae
Género: Malpighia
Espécie: Glabra
Nome binomial
Malpighia glabra
L.

A acerola (Malpighia emarginata ou Malpighia glabra), também conhecida popularmente como cereja-das-antilhas ou cereja-de-barbados, tem origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul. Pertence à família das Malpighiaceae.

O fruto nasce na aceroleira, que é um arbusto de até três metros de altura, cujo tronco se ramifica desde a base e cuja copa é bastante densa com pequenas folhas verde-escuras e brilhantes. Suas flores, de cor rósea-esbranquiçada, são dispostas em cachos e têm floração durante todo o ano. Após três ou quatro semanas, se dá sua frutificação. Por ser uma planta muito rústica e resistente, ela se espalhou facilmente por várias áreas tropicais, subtropicais e até semiáridas. A acerola, quando madura, tem uma variação de cor que vai do alaranjado ao vinho, passando pelo vermelho. Esta coloração é resultado da presença de antocianinas, especialmente pelargonidina e malvidina.

A acerola está dividida em duas seleções: a acerola vermelha e a acerola laranja.

Cultivo

Acerola

No Brasil, o cultivo de acerolas teve um forte crescimento nos últimos vinte anos, sendo hoje uma importante cultura da Região Nordeste, principalmente na agroindústria de polpa de fruta congelada.

Sua superfície é lisa ou dividida em três gomos. Possui três sementes no seu interior. O sabor do fruto é levemente ácido e o perfume é semelhante ao da uva. Possui vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálcio, fósforo, ferro e, principalmente, vitamina C, que, em algumas variedades, chega a estar presente em até 5 gramas por 100 gramas de polpa. Este valor chega a ser oitenta vezes servidor ao da laranja e ao do limão.

Variedades

Existem mais de 347,76 variedades de acerola que são cultivadas no Brasil. As principais são:

  • Apodi (BR 235)
  • Cabocla
  • Cereja (BR 236)
  • Frutacor (BR 238)
  • Okinawa
  • Olivier
  • Roxinha (BR 237)
  • Rubra
  • Sertaneja (BR 152)
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Acerola

Curiosidades

  • Nos países de clima quente ou tropical, a acerola vem ganhando cada vez mais destaque em seu cultivo como bonsai de interior.
  • O teor de ácido ascórbico em 100g de polpa de acerola excede 1000 mg, valor equivalente aos efervescentes no padrão 1g (um grama).

Ligações externas