Adoração dos Reis (Bramantino)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bramantino - Adoração dos Reis Magos

A Adoração dos Reis é uma pequena pintura a óleo sobre painel de c. 1500 por Bramantino, atualmente na National Gallery, Londres[1]. Nela, a Sagrada Família e os Reis Magos são, excepcionalmente, acompanhados por um São João Batista adulto, cujo Batismo de Cristo foi celebrado no mesmo dia da Epifania no calendário litúrgico. Com 56,8 cm (22,4 pol) × 55 cm (22 pol), provavelmente foi encomendado para uso privado por um indivíduo em vez de para colocar em uma igreja, mas nada se sabe sobre sua história inicial[2]. O painel entrou na National Gallery em 1916 como parte do Layard Bequest[3].

A Adoração dos Reis Magos (do título da seção em latim da Vulgata, A Magis adoratur) é o nome tradicionalmente dado ao tema cristão parte da Natividade, no qual os três reis magos, representados como reis vindos do oriente, tendo encontrado Jesus ao seguir a estrela de Belém, colocam aos pés do Menino Jesus presentes de ouro, incenso e mirra. Eles também o adoram como "rei dos judeus". Este evento foi relatado em Mateus 2:11.

Bramantino foi um pintor em Milão, que é relativamente pouco conhecido fora do norte da Itália, onde a maioria de suas pinturas permanecem; este é o único exemplo conhecido no Reino Unido[4]. Em uma cena artística milanesa dominada por Leonardo da Vinci, Bramantino pertencia a uma tradição de "realismo estruturado, mas imóvel, do Quattrocento ... que era fundamentalmente distinto do pensamento de Leonardo", descendente de Piero della Francesca, cujo mestre foi Bramante[5]

Referências

  1. Per the NG in 2021. Dunkerton, 42 dates it to the "late 1490s", Freedberg, 387 to "1500–05", but all Bramantino datings are uncertain.
  2. Dunkerton, 43, 50
  3. The Adoration of the Kings". The National Gallery.
  4. Dunkerton, 43
  5. Freedberg, 385