Advanced Passenger Train

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Advanced Passenger Train (acrônimo: APT) foi uma tentativa frustrada da British Rail de introduzir um trem de alta velocidade no Reino Unido durante as décadas de 1970 e 1980.

Este trem utilizava uma tecnologia chamada pendular activa (tilting, em inglês). Esta tecnologia fazia com que o trem inclinasse nas curvas, dando condições ao trem alcançar altas velocidades nas curvas de trilhos "normais". O efeito do trem inclinar nas curvas fazia com que os passageiros sentissem a sensação de enjoo dando-lhe o apelido de 'Cometa do Vômito'. O APT tinha uma velocidade máxima de 257km/h sendo que, caso fosse aprovado operaria a 200km/h na linha West Coast Main Line.

Durante os testes alguns vagões falhavam ao inclinar, fazendo com que a British Rail perder a confiança na tecnologia, sendo o projeto encerrado pelo governo de Margaret Thatcher.

Hoje o Reino Unido dispõe de trens como trens Eurostar que circulam pelo túnel do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, e também viajam pela Bélgica, e operam a 300 km/h. Há também versões do Italiano Pendolino (British Rail Class 390 Pendolino) e o trem Javelin (British Rail Class 395 Javelin) que operam a 200 km/h. E o famoso InterCity 125, o trem diesel mais veloz do mundo, operando a 201 km/h (recorde de 238 km/h).

Versões[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Advanced Passenger Train
  • APT-E: Advanced Passenger Train Experimental modelo experimental
  • APT-P: Advanced Passenger Tarin Prototype ou British Rail Class 370 modelo de pré-produção

Imagens

Bibligorafia[editar | editar código-fonte]