Aeroporto Internacional Lynden Pindling

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aeroporto Internacional Lynden Pindling
NassauAirportview.jpg
IATA: NAS - ICAO: MYNN
Sumário
Administração Pública
Operadora Governo das Bahamas
Serve Bahamas


Movimento (2008) 3 Milhões de passageiros/[1]
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
m ft
09/27 2.537 5 Pavimentada

Aeroporto Internacional Lynden Pindling anteriormente conhecido como Aeroporto Internacional de Nassau, é o maior aeroporto das Bahamas, é a maior porta de entrada internacional para o país. Recebe vôos de todo o Caribe, partes da América Central, Canadá e os principais pontos dos Estados Unidos. O aeroporto opera com companhias de baixo custo tais como: AirTran Airways, JetBlue Airways, Spirit Airlines, WestJet.

Expansão e renovação[editar | editar código-fonte]

Atualmente, o aeroporto tem duas pistas, mais de 30 portões e 482.000 pés quadrados (44.800 m2) de espaço terminal. Com mais de 3 milhões de passageiros e 92.000 pousos e decolagens em 2008, o aeroporto tinha atingido a sua capacidade e suas instalações estavam ultrapassadas e insuficientes.

Em 2006, a Companhia de Desenvolvimento do Aeroporto de Nassau (NAD) entrou em um acordo de gestão de 10 anos com YVR Airport Services Ltd. (YVRAS) para gerenciar, operar e reconstruir o aeroporto.

A remodelação visa actualizar as instalações do aeroporto para padrões de classe mundial e expandir a capacidade do terminal. Será realizado em três etapas. A primeira etapa inclui a concepção e construção de um novo 247.000 pés quadrados (22.900 m2) EUA Departures Terminal. Esta etapa está em andamento e tem um orçamento de 198,1 milhões dólares. Estágio 2 consiste na renovação completa do terminal atual dos EUA, para servir como o novo terminal de chegadas US / International, com um orçamento de 127,9 milhões dólares. Fase 3 envolve a concepção e construção de um novo 112.000 pés quadrados (10.400 m2) e do terminal de chegadas domésticas partidas, bem como um Terminal partidas internacionais no local do actual Hall de Chegadas Internacionais. Esta última etapa vai custar US $ 83,5 milhões.[2]

Uma vez concluída em março de 2011, a 409,5 milhões dólares investidos resultou em 585 mil m² (54.300 m2) de espaço terminal, um aumento de 21%, bem como a capacidade de acomodar os passageiros 50% a mais. Também incluiu a adição de 34 portas, incluindo um capaz de lidar com o Airbus A380. Ao todo, o que proporcionou o aeroporto com capacidade para servir mais de 5 milhões de passageiros por ano.[3]


Terminal de Embarque no Aeroporto Internacional Lynden Pindling. Mais da metade dos vôos internacionais do aeroporto são para os Estados Unidos.

Companhias aéreas e destinos[editar | editar código-fonte]

Companhia Destino
Abaco Air Marsh Harbour
Aerogaviota Holguin
Air Canada Toronto-Pearson Seasonal: Montréal-Trudeau
Air Turks and Caicos Providenciales
AirTran Airways Atlanta, Baltimore
American Airlines American Eagle
Bahamasair Abraham's Bay, Arthur's Town, Cockburn Town, Colonel Hill, Deadman's Cay, Fort Lauderdale, Freeport, George Town, Governor's Harbour, Havana, Marsh Harbour, Matthew Town, Miami, North Eleuthera, Orlando, Providenciales, Rock Sound, Spring Point, The Bight, Treasure Cay
Bimini Island Air Ft. Lauderdale
British Airways Grand Cayman, London-Heathrow, Providenciales
CanJet Toronto-Pearson
Caribbean Airlines Kingston
Cat Island Air Arthur's Town, Great Harbour Cay, Rum Cay, The Bight
Continental Airlines Newark

Seasonal: Houston-Intercontinental

Continental Express operado pela ExpressJet Airlines Newark

Seasonal: Cleveland, Houston-Intercontinental

Copa Airlines Panama City
Cubana de Aviación Havana
Delta Airlines Atlanta Seasonal: Detroit
Direct Air Niagara Falls (Cataratas do Niágara, em português)
Flamingo Air Black Point, Farmer's Car, Staniel Cay
JetBlue Airways Boston, Fort Lauderdale, New York-JFK, Orlando.
Pineapple Air Chub Cay, Colonel Hill, Deadman's Cay, Spring Point, Stella Maris
SkyBahamas Airlines Arthur's Town, Fort Lauderdale, Freeport, George Town, Marsh Harbour, New Bight, San Salvador (Bahamas)
US Airways Charlotte, Philadelphia, Washington-National

Seasonal: Boston, New York-LaGuardia

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]