Aeroporto de Santa Rosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aeroporto de Santa Rosa
Aeroporto
IATA: SRA - ICAO: SSZR
Características
Tipo Público
Administração DAP-RS
Serve Santa Rosa
Altitude 300 m (984 ft)
Pistas
Cabeceira(s)
Comprimento
Superfície

01


07/25
1 200  m (3 937 ft)

O Aeroporto Municipal Luís Alberto Lehr (IATA: SRA/ICAO: SSZR) é um aeroporto regional no município de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, que opera apenas uma linha de voo regular. Possui uma pista de pouso e decolagem de 1.200 m de comprimento, asfaltada e balizada com farol rotativo.

Histórico[editar | editar código-fonte]

No fim da década de 30, Santa Rosa foi ligada a outras cidades do Estado e principalmente a Porto Alegre, por meio de “potentes” aviões da VARIG Junkers A-50 Junior, e mais tarde o Junkers F.13. Antes, se tinha de apanhar a aeronave em Santo Ângelo.[1] Constatando o progresso da cidade foi construído o “Campo da Aviação”.

Na década de 50 os voos começaram a ser mais regulares. A pista era feita de saibro e os voos eram operados pela VARIG ou pela SAVAG (Sociedade Anônima Viação Aérea Gaúcha, que também ligava as cidades do interior do Estado). Com a inauguração das melhorias do aeroporto, foi iniciado um voo noturno, de Santa Rosa para São Paulo, com um avião cargueiro Curtiss C-46 Commando[1]. A aeronave tinha a capacidade de 3.500 kg e levava carne do frigorífico local para a capital paulista. À noite, a marcação do campo era feita por lâmpadas com uma chama de querosene para balizamento. A estação de rádio da Varig, com um radiotelegrafista, ficava em uma casa alugada na cidade. Nesta casa, também estava localizado o rádio goniômetro, para sinalização direcional das aeronaves.

Naquela época, como os aviões navegavam por contato, as estações de rádio comerciais (broadcasting), eram obrigadas a anunciar, algumas vezes por hora, o prefixo, a frequência e a localização, para auxílio à navegação aérea.

Os voos em Santa Rosa continuaram até meados da década de 1960. Após, a ligação a Porto Alegre era feita apenas por Santo Ângelo, pela Rio Sul[2].

BRAVA Linhas Aéreas e os voos mais curtos da América do Sul[editar | editar código-fonte]

Santa Rosa teve voos regulares da BRAVA até 2013. Este voo era servido pela aeronave LET L-410 com capacidade de 19 passageiros. O voo deixava Porto Alegre (POA), chegava ao destino (SRA) e, na volta, cumpria escala em Santo Ângelo (GEL) antes de retornar à capital. Neste período, a Brava ficou conhecida por ter operado os dois voos comerciais mais curtos da América do Sul, que eram, respectivamente as rotas Rio Grande (RIG) - Pelotas (PET) e Santa Rosa (SRA) - Santo Ângelo (GEL).

Com essa frequência, a Brava passou a atender as duas cidades com voo diário cinco vezes por semana, de segunda-feira a sexta-feira[3]:
Segunda a Sexta-Feira
Voo NT-4504 Horário Voo NT-4504 Horário Voo NT-4504 Horário
Saída de POA 13h27min Saída de SRA 15h05min Saída de GEL 15h33min
Chegada em SRA 14h47min Chegada em GEL 15h15min Chegada em POA 16h43min

Os voos da Brava foram cancelados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) em 18 de dezembro de 2013, devido a falta de pagamento de funcionários e crise financeira[4], e desde então, o aeroporto de Santa Rosa não opera mais voos regulares.

Two Flex e Gol Linhas Aéreas[editar | editar código-fonte]

Atualmente, os únicos voos regulares que servem o Aeroporto de Santa Rosa são os da parceria entre a Two Flex e a Gol Linhas Aéreas. A linha é operada pelos Cessna 208B Grand Caravan da Two Flex, mas são operados pela Gol. A intenção é interligar totalmente os serviços com a malha doméstica da Gol. A Compra, o check-in e o despacho de bagagem são únicos, e conta com acesso gratuito ao GOL Premium Lounge doméstico nos Aeroportos Internacionais de Guarulhos (GRU) e Rio Galeão (GIG) para clientes Diamante e Ouro do programa Smiles, clientes Club Premier (Elite Match), passageiros GOL que voam na Premium Economy e também para os clientes da Primeira Classe ou Classe Executiva.[5]

Os horários dos voos são os seguintes:
Segunda, Terça, Quinta e Sexta-feira
Voo 2X-5571 Horário Voo 2X-5572 Horário
Saída de POA 09h10min Saída de SRA 10h55min
Chegada em SRA 10h40min Chegada em POA 12h25min

Referências

  1. a b Beting, Gianfranco; Beting, Joelmir (2012). VARIG: eterna pioneira. Porto Alegre: EDIPUCRS. pp. 149–150 
  2. «::: | VARIG | ::: Mapa de Rotas». www.varig-airlines.com. Consultado em 22 de outubro de 2017 
  3. «Operadora volta a fazer conexão em Santo Ângelo nos voos para Santa Rosa». www.correiodopovo.com.br. Consultado em 23 de setembro de 2019 
  4. «Brava Linhas Aéreas tem processo sobre concessão suspenso». Jornal do Comércio. Consultado em 23 de setembro de 2019 
  5. «Passagens Aéreas na GOL». GOL. Linhas Aéreas Inteligentes. Consultado em 23 de setembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.