Alemanha Ocidental 1–2 Argélia (Copa do Mundo de 1982)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alemanha Ocidental 1 X 2 Argélia
Evento Copa do Mundo de 1982 (Primeira Fase)
Data 16 de junho de 1982
Local El Molinón, Gijón, Espanha Espanha
Árbitro Peru Enrique Revoredo
Público 42.000

Alemanha Ocidental 1 X 2 Argélia foi o placar do primeiro jogo da Copa do Mundo de 1982 do Grupo B, primeira fase, disputado em 13 de junho de 1982, no estádio El Molinón, Gijón, na Espanha.

Em sua primeira Copa, a vitória da Argélia sobre a Alemanha marca também a primeira vitória de uma seleção do continente africano contra os europeus.[1]

A Partida[editar | editar código-fonte]

A zebra começou a se desenhar ainda no primeiro tempo, que terminou em 0 a 0. O primeiro ataque perigoso da partida foi da Argélia, aos 5 minutos, num chute firte de Fergani. Com boas jogadas de Littsbarski, os alemães passaram a dominar e pressionar o adversário, totalmente recuado e que raramente conseguia passar da metade do campo.

A Argélia continuou extremamente cautelosa no segundo tempo, enquanto a Alemanha pressionava. Isso até os 8 minutos, quando os argelinos resolveram atacar e acabaram marcando através de Madjer, que aproveitou passe de Belloumi, o melhor jogador de sua equipe. O nervosismoque tomou conta dos alemães pôde ser sentido na violenta entrada de Hrubesh, pouco depois, sobre o ótimo goleiro Cerbah, o que lhe valeu cartão amarelo.

Littbarski já tinha obrigado Cerbah a uma excelente intervenção, quando Rummenigge empatou aos 23 minutos, aproveitando cruzamento de Magath. Mas a Alemanha nem teve tempo para uma possível virada. No minuto seguinte, Belloumi penetrou na defesa europeia e colocou a Argélia outra vez em vantagem: 2 a 1.

O desespero que tomou conta dos alemães apenas serviu para deixar ainda mais claras as falhas de organização tática de sua equipe. Littbarski ainda marcaria um gol aos 39 minutos, acertadamente anulado pelo juiz, porque Briegel havia cometido falta pouco antes. A Alemanha prosseguiu pressionando - de modo desordenado - até o final do jogo, mas não conseguiu furar o forte bloqueio argelino, muito menos Cerbah, que fez uma série de grandes defesas.

Após o Jogo[editar | editar código-fonte]

Depois do jogo, com a nova e desconcertante vitória sobre a Alemanha, a euforia de Khleff, jogadores, dirigentes e torcedores argelinos era indescritível. Começou já dentro do campo, com todos se abraçando e beijando à maneira islâmica e se esparramou por Gijón, onde milhares de torcedores satisfeitos tentavam se fazer entender nos bares e restaurantes.

"A partida aconteceu exatamente como havíamos planejado" - afirmou Khaleff na entrevista coletiva dada após a incrível vitória por 2 a 1 sobre os alemães. Para o técnico argelino, no começo do jogo seus jogadores não estavam bem, "mas depois as coisas foram melhorando e quando os adversários se deram conta de que não éramos o time fraco, a presa tão fácil que imaginaram, começaram a se desesperar e passaram a jogar sem linha ou conceitos claros".

Rachid Mekloufi, o outro treinador da Argélia (e autor dos dois históricos gols de 64, nos tempos de jogador), disse que a vitória contra os alemães significou "o maior dia na história de nosso futebol". O resultado deixou os argelinos entusiasmados e Khaleff disse acreditar "que nossa equipe ficou em boa posição para chegar à próxima fase: ganhamos confiança para enfrentar Chile e Áustria".

Lakhdar Belloumi, autor do segundo gol e do passe para o primeiro, eleito melhor jogador da África em 1981, considerou a vitória justa e dedicou o resultado ao povo argelino e ao vigésimo "aniversário de nossa independência", comemorado ontem.[2]

Detalhes[editar | editar código-fonte]

16 de junho de 1982 Alemanha Ocidental Alemanha Ocidental 1–2 Argélia Argélia El Molinón, Gijón
17:15
Rummenigge Gol marcado aos 67 minutos de jogo 67' Relatório Madjer Gol marcado aos 54 minutos de jogo 54'
Belloumi Gol marcado aos 68 minutos de jogo 68'
Público: 42,000
Árbitro: Peru Enrique Revoredo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Alemanha Ocidental
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Argélia
GK 1 Schumacher
DF 20 Kaltz
DF 4 Förster
DF 15 Stielike
DF 2 Briegel
MD 3 Breitner
MD 6 Dremmler
MD 14 Magath Substituído após 83 minutos de jogo 83'
MD 7 Littbarski
FW 9 Hrubesch Penalizado com cartão amarelo após 57 minutos 57'
FW 11 Rummenigge Capitão
Reservas:
GK 21 Franke
GK 22 Immel
DF 5 Förster
DF 12 Hannes
DF 19 Hieronymus
MD 10 Müller
MD 17 Engels
MD 18 Matthäus
FW 8 Fischer Entrou em campo após 83 minutos 83'
FW 13 Reinders
FW 16 Allofs
Técnico:
Alemanha Ocidental Jupp Derwall
GK 1 Cerbah
DF 2 Guendouz
DF 3 Kouici
DF 5 Merzekane
DF 16 Mansouri
MD 15 Dahleb
MD 10 Belloumi
MD 8 Fergani Capitão
FW 11 Madjer Substituído após 88 minutos de jogo 88' Penalizado com cartão amarelo após 83 minutos 83'
FW 14 Zidane Substituído após 64 minutos de jogo 64'
FW 7 Assad
Reservas:
GK 21 Amara
GK 22 Bentaala
DF 3 Kouici
DF 12 Larbes Entrou em campo após 88 minutos 88'
DF 17 Horr
MD 6 Bencheikh
MD 13 Yahi
MD 18 Maroc
MD 19 Tlemçani
FW 9 Bensaoula Entrou em campo após 64 minutos 64'
FW 20 Bourebbou
Técnico:
Argélia Rachid Mekloufi


Árbitros Assistentes:
Colômbia Gilberto Aristizábal
Itália Paolo Casarin

Referências

Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.