Alexander Rudensky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Alexander Rudensky
Alexander Rudensky
Nascimento 21 de agosto de 1956 (63 anos)
União Soviética
Nacionalidade Rússia Russo-estadunidense
Prêmios Prêmio William B. Coley (2015), Prêmio Crafoord (2017)
Instituições Universidade de Washington
Campo(s) Imunologia

Alexander Y. Rudensky (União Soviética, 21 de agosto de 1956) é um imunologista russo-estadunidense. Trabalha no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center em Nova Iorque.

Vida e obra[editar | editar código-fonte]

Rudensky obteve um mestrado em bioquímica no 2.º Instituto Estatal de Medicina N.I. Pogorow de Moscou (atual Universidade Nacional Russa de Pesquisa Médica) em Moscou e em 1986 um doutorado em imunologia no Instituto Gabrischewski de Pesquisa sobre Epidemiologia e Microbiologia (também em Moscou). No pós-doutorado trabalhou de 1990 a 1992 com Charles Janeway na Universidade Yale. Em 1992 tornou-se professor de imunologia da Universidade de Washington em Seattle. Desde 2008 trabalha no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center em Nova Iorque.

Rudensky é atualmente (situação em 2015) diretor da divisão de imunologia do Ludwig Center for Cancer Immunotherapy, associado com uma cátedra no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, da Universidade Rockefeller e da Universidade Cornell. Adicionalmente é professor da Sloan Kettering Graduate School e da Weill Graduate School of Medical Sciences da Universidade Cornell. Desde 1993 é pesquisador do Howard Hughes Medical Institute.

Rudensky contribuiu significativamente para o entendimento da função do linfócito T regulador e do fator de transcrição do FOXP3.

Condecorações selecionadas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Alexander Rudensky». nasonline.org. Consultado em 26 de setembro de 2015 
  2. «Members of the American Academy. Newly Elected Members, April 2015.» (PDF)  (englisch, pdf-Datei, 261 kB) bei der American Academy of Arts and Sciences (amacad.org); acessado em 26 de setembro de 2015.
  3. «Cancer Research Institute to Honor Outstanding Contributions to Basic and Tumor Immunology Research». cancerresearch.org. 10 de agosto de 2015. Consultado em 26 de setembro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]