Alexei Tupolev

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alexei Tupolev
Алексей Андреевич Туполев
Nome completo Alexei Andreievitch Tupolev
Nascimento 25 de maio de 1925
Morte 12 de maio de 2001 (75 anos)
Nacionalidade  União Soviética
Progenitores Pai: Andrei Tupolev
Ocupação Engenheiro aeroespacial
Empregador(a) Tupolev


Alexei Andreievitch Tupolev (em russo Алексей Андреевич Туполев ; * 25 de maio de 1925; 12 de maio de 2001) foi um projetista aeronáutico soviético, como seu pai Andrei Nikolaievitch Tupolev.

Quando terminou seus estudos em 1942, se muda para Omsk, onde seu pai se conseguiu o cargo da direção de um novo OKB e trabalha pela primeira vez junto com ele.

Seu primeiro trabalho como projetista foi desenvolver uma ponta de cauda em madeira para a fuselagem do Tupolev Tu-2. Esta solução técnica foi utilizada para a produção em série em razão da falta de materiais durante a Segunda Guerra Mundial.

Após seu regresso à Moscou em 1943 e seus estudos no instituto de aeronáutica desta cidade em 1949, se integra definitivamente na oficina de estudos. Durante este período, trabalha principalmente no desenvolvimento do Tupolev Tu-16, um bombardeiro de longo alcance.

Após haver sido chefe de uma equipe de projeto durante a década de 1960, ocupa o cargo de projetista chefe após o falecimento de seu pai em 1972.

Foi responsável, entre outros feitos, da concepção do primeiro avião comercial supersônico soviético, o Tupolev Tu-144, apelidado de forma irônica no ocidente como Konkordski por causa de sua enorme semelhança com o Concorde. Também participou no desenvolvimento do ônibus espacial soviético Buran.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.