Ali ibne Hamude Nácer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outras pessoas de mesmo nome, veja Nácer.
Ali ibne Hamude Nácer
Califa de Córdova
Reinado 1016-1018
Antecessor(a) Solimão Almostaim
Sucessor(a) Abderramão IV
Dinastia Hamúdidas
Morte 22 de março de 1018

Ali ibn Hammud al-Nasir (em árabe: الناصر علي بن حمود) foi o 9º califa de Córdoba (sendo que três dos seus antecessores subiram ao trono mais de uma vez), entre 1016 até a sua morte. De origem berbere, ele era membro da dinastia hamúdida de al-Andalus (a Hispânia islâmica).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele foi nomeado governador de Ceuta após 1013 pelo califa Solimão Almostaim. Aproveitando-se da anarquia que reinava então no califado, ele conquistou Tânger, também na África e, então, após ocupar o porto ibérico de Algeciras, conquistou Málaga. Empolgado com os sucessos, ele levou seu exército de mercenários até a capital, Córdoba, capturando-a em 1 de julho de 1016. O califa Solimão Almostaim foi, num primeiro momento, aprisionado e, então, após as notícias sobre a morte do antigo califa, Hixam II, terem chegado à cidade, ele foi decapitado.

Ali foi eleito califa, adotando o título (lacabe) de "Nácer Lidim Alá" ("Defensor da Religião de Alá"). Inicialmente, a população o recebeu bem por conta de sua imparcialidade. Porém, tanto a sua severidade posterior e a aparição de um pretendente da dinastia reinante anterior, dos omíadas, Abderramão IV, fizeram com que a sua popularidade desabasse e ele terminou assassinado em 22 de março de 1018.

Abderramão foi eleito califa, mas terminou, por sua vez, deposto pelo irmão de Ali, Alcacim ibne Hamude Almamune, governador de Sevilha.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Altamira, Rafael (1999). «Il califfato occidentale». Storia del mondo medievale. vol. II. [S.l.: s.n.] pp. 477–515 


Ali ibne Hamude Nácer
Precedido por:
Solimão Almostaim
Califa de Córdoba
1016–1018
Sucedido por:
Alcacim ibne Hamude Almamune