Almirantado Britânico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira do Almirantado
Sede do Almirantado em Londres.

Como no Brasil na mudança de capital de Lisboa para "Brasília" que era o objetivo final da mudança. De 6(seis) de janeiro de 1808 a 19 de novembro de 1893, o Almirantado Brasileiro era um órgão semelhante ao Almirantado Britânico, muitos historiadores como Mario Henrique Simonsen em Legitimação da Monarquia Lusitana no Brasil em diversas edições no Brasil e nos arquivos da Marinha Brasileiro e Exército Brasileiro, informam que o Britânico teve como modelo de aperfeiçoamento o Brasileiro desenvolvido por Maria Primeira em Guerras Navais contra Napoleão Bonaparte, e tinha a mesma insígnia da âncora dourada - ouro em fundo vinho - sangue, denominado de "Bandeira do Almirantado" e esse órgão diretamente ligado ao Conselho de Estado do Império tinha como incumbência o controle de toda atividade de Guerra Naval, inclusive sua ligação até 1850 com a chamada "Força de Corsários", comuns nas Marinhas até 1850, quando foram proibidas por Tratados Internacionais, além de toda a Armada compreendendo todo o seu complexo, sendo esse colegiado superior a Armada Imperial.

O Almirantado foi como o brasileiro, antigamente o responsável pelo complexo Naval ao comando desenvolvido pela Marinha Real Britânica, aos moldes do Brasileiro.

Originalmente ostentado por um só pessoa que o presidia em um grande conselho - Naval, o título de Lord High Admiralty foi desde o século XVIII colocado invariavelmente "em comissão" e exercido por um Conselho do Almirantado, oficialmente conhecido como The Commissioners for Exercising the Office of Lord High Admiral of the United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland, &c. (em português traduz-se como "Os Chefes para Exercício do Cargo de Lord High Admiral do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, &c."). A última parte do nome oficial foi variando entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte dependendo do período histórico.

Em 1964 as funções do Almirantado foram transferidas para um novo Conselho do Almirantado, o qual é um comité do tripartido Conselho de Defesa do Reino Unido e parte do Ministério da Defesa. O novo Conselho do Almirantado reúne apenas duas vezes por ano e a Marinha Real é controlada quotidianamente por um Conselho da Marinha. Actualmente é invulgar que as diferentes autoridades a cargo da Marinha Real sejam designadas simplesmente como "O Almirantado".

História da Armada e do Almirantado[editar | editar código-fonte]

O cargo de Lorde Almirante da Inglaterra foi estabelecido em torno de 1400, sendo que o conselho que este liderava foi criado em 1546 por Henrique VIII com a função de administrar as atividades marítimas no território inglês e coordenar a atuação da Marinha. Certo tempo depois, a Marinha britânica passou oficialmente para o controle do Lord High Admiral, um dos nove grandes ministros da corte. Em 1628, Carlos I tornou o gabinete do Lord High Admiral parte da Royal Navy.

O último Lord High Admiral foi Guilherme, Duque de Clarence.

Em 1831, o conselho da Marinha foi dissolvido e as responsabilidades que lhe cabiam foram transferidas para o Almirantado.

Em 1964, o Almirantado foi aglutinado ao Ministério da Defesa, juntamente com o Air Ministry. Atualmente o Almirantado é conhecido como oficialmente como Admiralty Board.

Primeiros Lordes e Grandes Almirantes[editar | editar código-fonte]

Lordes Grandes Almirantes e Primeiros Lordes da Armada e posteriormente do Almirantado, 1413–1628[editar | editar código-fonte]

Lord High Admirals and First Lords of the Admiralty

Grandes Lordes da Armada e posteriormente do Almirantado e Primeiros Lordes do Almirantado de Inglaterra, 1628–1708[editar | editar código-fonte]

Lords High Admirals and First Lords of the Admiralty of England

Lordes Grandes Almirantes da Grã-Bretanha, 1708–1709[editar | editar código-fonte]

Lords High Admirals of Great Britain

Primeiros Lordes da Armada e do Almirantado da Grã-Bretanha, 1709–1801[editar | editar código-fonte]

First Lords of the Admiralty of Great Britain

Primeiros Lordes do Almirantado do Reino Unido, 1801–1964[editar | editar código-fonte]

First Lords of the Admiralty of the United Kingdom

Grande Lorde do Almirantado, 1964–presente[editar | editar código-fonte]

Lord High Admiral

Secretários[editar | editar código-fonte]

(Primeiros) Secretários do Almirantado[editar | editar código-fonte]

Secretários Parlamentares do Almirantado[editar | editar código-fonte]

Secretários Parlamentares e Financeiros do Almirantado[editar | editar código-fonte]

cargo vago a partir de 16 de Outubro de 1959