Amigo (canção de Shinee)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Amigo (canção))
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
"Amigo"
Single de SHINee
do álbum Amigo
Lançamento 31 de outubro de 2008
Formato(s) download digital
Gravação SM Studios em Seul, Coreia do Sul
Gênero(s) R&B, Dance[1]
Duração 02:58
Gravadora(s) SM Entertainment
Composição Yoo Young-jin
Produção Lee Soo Man
Cronologia de singles de SHINee
"Love Like Oxygen"
(2008)
"Juliette"
(2009)

Amigo (estilizado como A.Mi.Go; em coreano: "아.미.고") foi lançada em 29 de outubro de 2008, como o primeiro single da versão repackage do primeiro álbum de estúdio da boy band sul-coreana Shinee, The Shinee World. Foi escrita por Yoo Young-jin.[2]

Amigo, além do significado "amigo" em língua portuguesa e espanhola, também é uma versão abreviada da frase coreana "아름다운 미녀를 좋아하면 고생한다" (Areumdaun minyeoreul johahamyeon gosaenghanda) que significa "se você ama uma beleza, você vai sofrer".[3]

Versão coreana[editar | editar código-fonte]

A versão coreana de "Amigo" foi lançada como uma faixa na versão repackaged do primeiro álbum de estúdio coreano do grupo, The Shinee World, renomeado como Amigo.[4] O formato físico do álbum foi lançado 31 de outubro de 2008 na Coreia do Sul sob o rótulo da SM Entertainment. A canção também foi lançada separadamente como um single digital na mesma data no iTunes e outros portais de música. Atingiu um pico de número 5 na Gaon Chart no dia de seu lançamento.

"Amigo" foi escolhida como o primeiro single para as promoções oficiais da versão repackaged do álbum. A canção foi executada em vários programas de música, incluindo Music Bank, Inkigayo, M! Countdown e Show Champion. A canção também foi apresentada pelo Shinee em sua primeira turnê asiática independente, Shinee World.[5] Mais tarde, a versão rock remixada da música passou a ser incluída no setlist de sua segunda asiática, Shinee World II.[6] Também foi apresentada na SMTown Live '10 World Tour e SMTown Live World Tour III.

Vídeo musical[editar | editar código-fonte]

O vídeo da música que acompanha o single foi lançado no site oficial no YouTube da SM Entertainment na mesma data do lançamento digital do álbum de estúdio. O vídeo gira em torno do conceito que retrata os membros do Shinee perseguindo uma garota, retratada pela estagiária da SM Entertainment, Kim Ye-jin em uma estação ferroviária.

Versão japonesa[editar | editar código-fonte]

A versão japonesa da canção foi lançada como uma faixa na edição regular do primeiro álbum japonês do grupo, The First, , que foi lançado em 7 de dezembro de 2011, no Japão sob o rótulo de EMI Music Japan. As letras foram escritas por Shoko Fyhubayashi.[7] Esta versão da canção foi incluída no setlist da primeira turnê japonesa do grupo, Shinee World 2012 para as promoções oficiais do álbum.[8]

Desempenho nas paradas[editar | editar código-fonte]

Gráfico Melhores posições [9]
Gaon Weekly singles [9] 5

Referências

  1. «SHINee's discography - AMIGO, In English». S.M. Entertainment. Consultado em 06 June, 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Discography - AMIGO». S.M. Entertainment. Consultado em 06 June, 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «Shinee iple Album Review Page, In English». S.M. Entertainment. Consultado em 19 de janeiro de 2009 
  4. (em coreano) «Shinee New Song, Amigo». Yahoo Korea. 26 de outubro de 2008. Consultado em 19 de janeiro de 2009 
  5. «SHINee's discography - The 1st Asia Tour Concert Album `SHINee WORLD`, In English». S.M. Entertainment. Consultado em 06 June, 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. (em japonês)«SHINee's second original single CD and Japan Arena Tour Live DVD Specifications». S.M. Entertainment. Consultado em 06 June, 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  7. «SHINee's discography - THE FIRST». S.M. Entertainment. Consultado em 06 June, 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  8. «SHINee's second original single CD and Japan Arena Tour Live DVD Specifications». Consultado em 3 de novembro de 2012 
  9. a b (em coreano) «Gaon Search - Shinee Amigo». Gaon. Consultado em 29 de abril de 2012