Anahy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Anahy
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Anahy
Bandeira
Brasão de armas de Anahy
Brasão de armas
Hino
Gentílico Não disponível
Localização
Localização de Anahy no Paraná
Localização de Anahy no Paraná
Localização de Anahy no Paraná
Anahy está localizado em: Brasil
Anahy
Localização de Anahy no Brasil
Mapa
Mapa de Anahy
Coordenadas 24° 38' 38" S 53° 08' 06" O
País Brasil
Unidade federativa Paraná
Municípios limítrofes Ubiratã, Corbélia, Iguatu
Distância até a capital Não disponível
História
Fundação 1 de janeiro de 1993
Administração
Prefeito(a) Joacir Antônio Lazzaretti (2009 – 2012)
Características geográficas
Área total [1] 102,648 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 2 865 hab.
Densidade 27,9 hab./km²
Clima Subtropical (Cfb)
Altitude 651 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,725 alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 37 039,382 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 12 611,30

Anahy[5] é um município brasileiro do estado do Paraná.

História

A história de Anahy está ligada à cultura cafeeira e a fertilidade de suas terras. A COBRINCO – Companhia Brasileira de Imigração e Colonização, era a colonizadora das terras. O primeiro nome dado a localidade, em 1959, foi Pingo de Ouro, mas o nome foi mudado em homenagem a uma das filhas do gerente da Companhia que tinha o nome de Anahy.

O Município de Anahy foi colonizado por duas frentes: Sulistas e Nortistas. Sabedores da fertilidade da terra e em busca de um futuro melhor, no ano de 1950, chegou aqui um dos primeiros pioneiros: o Srº Ricardo Pfeffer, juntamente com sua esposa Matilde Hake Pfeffer, que adquiriram da COBRINCO, 13 alqueires de terra, e passaram a dedicar-se ao plantio de café.

Padroeira do Município

[carece de fontes?] Contam-se que Antonio Mazzocatto, se apaixonou por Ana, filha de José Guerra, a qual era muito religiosa, mesmo não se casando com Ana, Antonio em homenagem a ela, atribuiu a Padroeira do local o nome de Sant'Ana.

Ana e Joaquim possuíam certa fortuna que lhes proporcionavam uma vida folgada. As suas rendas anuais dividiram-no em três partes, das quais duas, destinavam aos pobres e a Igreja, e uma parte reservavam para seu sustento.

Muito se afligiram por não terem um filho, Joaquim e Ana vivam em constante oração, para alcançar a graça de ter filhos, aconteceu que um dia por intermédio de um anjo, teve a seguinte revelação: “Joaquim, sua oração foi ouvida, um filho te será dado, a quem darás o nome de MARIA”, desde a sua infância será consagrada a Deus, e cheia do Espírito Santo, e será a Mãe de Jesus. Sant’Ana, teve uma revelação idêntica. Assim a lenda, o que nela há de verdade não sabemos, sabemos com certeza que Sant’Ana é a mãe de Maria Santíssima.

Origem do nome

O nome é em homenagem a uma das filhas de um gerente da COBRINCO (Companhia Brasileira de Imigração e Colonização), empresa responsável pela colonização da região à época.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 24º43'01" sul e a uma longitude 53º05'03" oeste, estando a uma altitude de 651 metros.

Anahy possui uma área de 120Km², sua topografia é ondulada, predominando o solo de terra roxa, estruturada, latitude é de 24º 35’ Sul, longitude 53º 10’ W, a altitude é de 610 m, tendo uma hidrografia muito rica, sendo banhada pelos Rios Piquiri, Rio Sapucaí e Rio dos Porcos, além de inúmeros córregos e riachos.

A população do município foi estimada em 3.136 habitantes, sendo 70% esta erradicada na Zona Rural, e é constituída na sua maioria por mineiros, baianos, capixabas e sulistas. Na produção agrícola predomina a cultura de soja, aparecendo em segundo plano à cultura de milho e algodão.

Clima

O município possui clima subtropical Úmido Mesotérmico, verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22°C), invernos com geadas pouco freqüentes (temperatura média inferior a 18°C), sem estação seca definida.

Turismo

  • Dia 11 de Junho – Festa do Município, em comemoração a Emancipação política do Município.
  • Dia 26 de Julho – Dia Consagrado a Sant’Ana, Padroeira do Município.
  • Dia 6 de janeiro – Companhia de Reis
  • Festival de Dublagem
  • Último sábado antes do dia 12 de Outubro - Super Mega Dia Feliz, em comemoração ao dia das crianças.

Observações

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  5. Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa este topônimo deveria ser grafado Anaí

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Paraná é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.