Anna Henryka Pustowójtówna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Anna Pustowójtówna
Anna Henryka Pustowójtówna
Nome completo Anna Henryka Pustowójtówna
Dados pessoais
Nascimento 27 de julho de 1838
Stare Wierzchowiska
Morte 2 de maio de 1881 (42 anos)
Paris, França
Vida militar
Força Polônia do Congresso
Anos de serviço 1861 – 1871
Hierarquia Assistente
Batalhas Revolta de Janeiro, Comuna de Paris

Anna Henryka Pustowójtówna (Stare Wierzchowiska, 1838Paris, 1881) foi uma ativista e soldada polaca, reconhecida por sua participação na Revolta de Janeiro.

Ela foi filha de uma nobra polaca, Marianna Kossakowski, e de um oficial russo, Teofil Pustaya, de origem húngara. Mais tarde ele se tornou um general. Após ela atender uma escola em Lublin, ela ingressou em uma finishing school em Puławy. Apesar de seu parentesco misturado, ela considerava a si mesma como polaca. Aos vinte anos ela foi presa em 1861 por desobediência civil (ela cantou hinos religiosos em público). Ela foi detida em um convento ortodoxo na Rússia, mas escapou. Ela foi para Moldávia, onde se juntou com guerrilheiros polacos.

Ela se tornou uma ativista pela independência da Polônia e lutou na Revolta de Janeiro como assistente do comandante Marian Langiewicz. Ela se disfarçou de homem para poder combater.[1]

Ela foi capturada e presa por autoridades austríacas e depois que foi solta se mudou primeiramente para Praga, depois para a Suíça e por último para Paris, onde ela atuou como enfermeira na Comuna de Paris em 1870. Em 1873 ela se casou com o médico Dr. Loewenhardt, o qual ela tinha conhecido durante as revolta na Polônia. Eles tiveram quatros filhos. Após a morte de sua cunhada, ela ficou com a guarda de duas crianças órfãs. Ela morreu enquanto dormia em Paris.[2]

Referências

  1. Dioniza Wawrzykowska-Wierciochowa, Najdziwniejszy z adiutantów. Opowieść o Annie Henryce Pustowójtównie. Warsaw, 1968. (em polonês).
  2. Franciszek Rawita-Gawroński (1911). Henryka Pustowójtówna. Lwów: Kraków - Gebethner & Ska. OCLC 41879333 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]