Antônio Pompeu de Sousa Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antônio Pompeu de Sousa Brasil
Antônio Pompeu de Sousa Brasil
Nascimento 29 de março de 1851
Fortaleza
Morte 26 de janeiro de 1886
Cidadania Brasil
Progenitores
Filho(a)(s) Thomaz Pompeu Sobrinho
Alma mater
Ocupação político, médico, empreendedor, escritor
Causa da morte aneurisma da aorta

Antônio Pompeu de Sousa Brasil[1] (Fortaleza, 29 de março de 185126 de janeiro de 1886) foi médico, empresário, escritor e político brasileiro. É o patrono da cadeira nº 6 da Academia Cearense de Letras.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Fortaleza, na então província do Ceará, sendo filho de Tomás Pompeu de Sousa Brasil e de Felismina Carolina Filgueiras. Eram seus irmãos Maria Teresa de Sousa Accioli, esposa de Nogueira Accioli, Tomás Pompeu de Sousa Brasil Filho e Hildebrando Pompeu de Sousa Brasil. Pelo lado paterno, era também primo-irmão de Joaquim Catunda e primo-sobrinho do padre Gonçalo Mororó.

Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Preferiu, no entanto, levado por seus pendores para os assuntos industriais, dedicar-se inteiramente à montagem e direção de uma fábrica de tecidos. A primeira fábrica têxtil fundada no Ceará em 1882, localizou-se entre as atuais Rua Princesa Isabel e Avenida Tristão Gonçalves, na cidade de Fortaleza, e inicialmente teve a denominação de “Fábrica de Fiação e Tecidos Cearense”. Começou a funcionar de forma efetiva em 24 de novembro de 1883; contudo, sua idealização por Tomás Pompeu, sócio majoritário, remonta a 1881.

Elegeu-se deputado à Assembleia Provincial do Ceará para o biênio de 1880-1881[2].

Morreu prematuramente, aos 34 anos, vítima de um aneurisma da aorta. Assumiu a direção de sua fábrica o cunhado Nogueira Accioli. Trinta e três anos depois, ela se fundiria com a fábrica fundada por seu irmão Tomás.

De seu consórcio com Ambrosina Pompeu de Sousa Brasil (Alves Pequeno em solteira), nasceu o intelectual Thomaz Pompeu Sobrinho e Antônio Pompeu de Sousa Brasil Filho, pelo qual, era avô de Pompeu de Sousa, jornalista e senador pelo Distrito Federal, e bisavô da jornalista e apresentadora Sônia Pompeu.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.