Antigo Livro de Tang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antigo Livro de Tang
Autor Liu Xu
Editor Zhao Ying, Liu Xu
Série Zhengshi
Tema Dinastia Tang
Gênero Kidentai, dynastic history
Data de publicação 945

O Antigo Livro de Tang, ou simplesmente o Livro de Tang, é a primeira obra histórica clássica sobre a dinastia Tang, compreendendo 200 capítulos, e é uma das Vinte e Quatro Histórias. Originalmente compilado durante o período das Cinco Dinastias e Dez Reinos, foi substituído pelo "Novo Livro de Tang", que foi compilado na dinastia Song, mas mais tarde recuperou aceitação.

O editor creditado foi o primeiro-ministro Liu Xu, mas a maior parte (se não toda) do trabalho de edição foi realmente concluída por seu antecessor Zhao Ying. Os autores incluem Zhang Zhao, Jia Wei (賈緯), e Zhao Xi (趙熙).[1]

Estrutura[editar | editar código-fonte]

O Antigo Livro de Tang compreende 200 volumes.[2] Os volumes 1–20 contêm as crônicas dos imperadores Tang. Twitchett observa que a cobertura ao longo do tempo nos anais é mais densa durante o início e o meio dos Tang, incluindo apenas informações muito esparsas nos Tang finais após 847.[3]

Os volumes 21–50 contêm tratados, incluindo ritos, música, calendário, astronomia, cinco elementos, geografia, oficiais, carruagens e roupas, literatura, alimentos e mercadorias, e leis. A seção sobre ritos (volumes 21–27) é a mais longa e detalhada, mostrando a importância relativa atribuída aos assuntos cerimoniais.[4] Esta seção inclui descrições do design de templos, sacrifícios e festivais. A seção sobre geografia (volumes 38–41) contém uma descrição da administração regional do império Tang em torno do ano 752.[5] A seção sobre oficiais (volumes 42–44) contém uma descrição do sistema administrativo Tang.[6] A seção sobre os cinco elementos (五行) contém uma descrição de terremotos, inundações e outros eventos naturais.

Os volumes 51–200 contêm conteúdo relacionado a biografias, incluindo imperatrizes e consortes (51–52), famílias imperiais e os povos que habitam as áreas próximas ao império Tang (194–200).

História[editar | editar código-fonte]

A compilação do livro começou quando o imperador fundador da Later Jin, Shi Jingtang, ordenou sua compilação em 941. O editor-chefe original era Zhao Ying, que também era chanceler na época. No entanto, no momento de sua conclusão, Liu Xu se tornara chanceler e assumira o trabalho de organização; como resultado, ele foi creditado como editor-chefe quando o trabalho foi apresentado em 945 ao Imperador Chu de Jin.

Sendo uma obra compilada relativamente rapidamente da história oficial, o Antigo Livro de Tang foi uma compilação de anais anteriores, agora perdidos; ele também incorpora outros monografias e biografias, utilizando como fontes (por exemplo) o Tongdian de Du You.[7] Essas fontes eram frequentemente copiadas diretamente de registros e histórias anteriores, e o resultado seria severamente criticado durante a Dinastia Song do Norte; Imperador Renzong da Canção, por exemplo, chamou o livro de "mal organizado, sobrecarregado com detalhes sem importância, carente de estilo e mal pesquisado". Esses erros incluíam até mesmo biografias duplicadas de personagens.

Devido a essas críticas, em 1044 uma nova história da dinastia Tang foi encomendada; com Ouyang Xiu e Song Qi como editores, o Novo Livro de Tang foi então produzido. Após a apresentação do Novo Livro, o Antigo Livro de Tang original saiu de circulação, e ao longo dos séculos ele se tornou muito raro. Foi durante a Dinastia Ming que as cópias restantes foram reunidas e o livro foi novamente publicado, eventualmente se tornando canonizado como um dos Vinte e Quatro Histórias.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Zhao Yi, Ch. 16 "Old and New Books of Tang" (新舊唐書), Notes on Twenty-two Histories (廿二史劄記 (em chinês)).
  2. Kaneko (1994), p. [falta página].
  3. Twitchett (2009), pp. 202–203.
  4. Twitchett (2009), pp. 207–208.
  5. Twitchett (2009), pp. 224–229.
  6. Twitchett (2009), pp. 229–231.
  7. Twitchett (2002), p. [falta página].

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História da China é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.