Antoine Claudet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antoine Claudet
Antoine Claudet
Nascimento 12 de agosto de 1797
Lyon
Morte 27 de dezembro de 1867 (70 anos)
Londres
Sepultamento Cemitério de Highgate
Cidadania França
Filho(a)(s) Henry Claudet
Irmão(ã)(s) Fanny Richomme
Ocupação fotógrafo
Prêmios
Causa da morte acidente rodoviário

Antoine François Jean Claudet (Lyon, 12 de agosto de 1797 - Londres, 27 de dezembro de 1867), foi um fotógrafo francês que trabalhou com daguerreótipo.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Claudet nasceu em Lyon, França, mas trabalhou na Inglaterra.

Claudet nasceu em La Croix-Rousse, filho de Claude Claudet, um comerciante de tecidos e Etiennette Julie Montagnat, era ativo em Grã-Bretanha e morreu em Londres. Ele foi aluno de pioneiro da fotografia Louis Daguerre.

Claudet chefiou uma fábrica de vidro em Choisy-le-Roi junto com Georges Bontemps e mudou-se para a Inglaterra para promover a fábrica com uma loja em High Holborn, Londres. Tendo adquirido uma participação na L. JM Daguerre, ele foi um dos primeiros a praticar retratos daguerreótipo em Inglaterra e melhorou o processo de sensibilização usando cloro (em vez de bromo), além de iodo, ganhando assim maior rapidez de ação.[1]

A ele também é atribuida a invenção da luz vermelha (luz de segurança) para o quarto-escuro. Claudet foi o primeiro a sugerir que uma série de fotografias criam a ilusão de movimento.

Muito homenageado em vida, Antoine Claudet morreu em Londres em 1867. Um mês após sua morte, seu estúdio (que era chamado de "Templo da Fotografia") [carece de fontes?] foi consumido por um incêndio retirando da posteridade a maioria de seus trabalhos.

Referências

  1. a b Este artigo incorpora texto (em inglês) da Encyclopædia Britannica (11.ª edição), publicação em domínio público.
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Antoine Claudet