Aratu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAratu
Aratus pisonii

Aratus pisonii
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Crustacea
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Infraordem: Brachyura
Família: Sesarmidae
Género: Aratus
Espécie: A. pisonii
Nome binomial
Aratus pisonii
(H. Milne-Edwards, 1837)
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Aratu (desambiguação).

Aratu é um termo utilizado para se referir a diversos caranguejos da família Sesarmidae mas costuma remeter mais especificamente ao Aratus pisonii, de carapaça quadrada e acinzentada, capaz de subir com habilidade nas árvores do mangue, onde se alimenta e se acasala. Tal espécie também é conhecida pelos nomes de aratu-da-pedra, aratu-marinheiro, aratupeba, aratupinima, carapinha e marinheiro. Outra espécie muito conhecida é o aratu-vermelho.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O termo "aratu" provém do tupi ara'tu, que em português significa «barulho da queda» ou «o tombo de cima»,[1] e designa várias espécies de caranguejos, sobretudo o Goniopsis cruentata e o Aratus pisonii, os quais costumam subir nas árvores de manguezais.[2] [3] Já os termos aratupeba e aratupinima significam respectivamente "aratu achatado"e "aratu ruim".[2]

Referências

  1. MELO, Protásio Pinheiro de. Contribuição indígena à fala norte-rio-grandense. [S.l.]: Impr. Universitária, 1971. 68 p.
  2. a b Adm. do sítio web (2009). Species name: Aratus pisonii Smithsonian Marine Station at Fort Pierce. Visitado em 18 de fevereiro de 2015.
  3. FERREIRA. A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.156 e 1.332

Ligações externas[editar | editar código-fonte]