Ari Leon Jurkiewicz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Dr. Ari Leon Jurkiewicz
Nascimento 17 de junho de 1944
Santos, São Paulo
Morte 7 de agosto de 2013 (75 anos)
Curitiba, Paraná
Ocupação MédicoAnatomistaProfessorEscritor
Especialidade Geriatria
Pesquisa Neuroanatomia
Anos em atividade 1969-2000
Alma mater Universidade Federal do Paraná-UFPR
Educação

Ari Leon Jurkiewicz (Santos, 17 de junho de 1944Curitiba, 07 de outubro de 2013), foi um médico brasileiro especialista em anatomia humana e geriatria. Membro da Academia Paranaense de Medicina e um dos precursores do ensino da neuroanatomia na Universidade Federal do Paraná.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Chaim Jurkiewicz e Blima Jurkiewicz, família de origem judaica polonesa, diplomou-se em medicina pela Universidade Federal do Paraná-UFPR no ano de 1969.Posteriormente realizou mestrado em anatomia pela Universidade Federal de São Paulo em 1980, e doutorado em ciências com ênfase na área de anatomia pela mesma universidade no ano de 1994.Ex-professor da Universidade Federal do Paraná, da Faculdade Evangélica de Medicina e da Universidade Tuiuti do Paraná. Foi fundador e sócio benemérito da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.Membro da Academia Paranaense de Medicina e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores-SOBRAMES. Possuia como hobbie a filatelia tendo sido presidente da Soficur-Sociedade dos filatelistas de Curitiba, com inúmeras palestras apresentadas sobre o tema.

Obras[editar | editar código-fonte]

Notas e Referências

  • [1] acesso em 04 de fevereiro de 2014
  • [2] acesso em 04 de fevereiro de 2014

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • COSTA,Iseu Affonso da; LIMA,Eduardo Corrêa.O ENSINO DA MEDICINA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Curitiba:Editora UFPR, 2007,2ed,361p
  • WITTIG, Enrenfried Othmar.CONTRIBUIÇÃO À HISTÓRIA DA MEDICINA NO PARANÁ.Curitiba: M.5 Gráficas e Editora Ltda., 2011.358p.