Arquipélago do Havaí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Mapa do Arquipélago do Havaí, uma cadeia de ilhas que se estendem 2 400 km em uma direção noroeste da ponta sul da Ilha Havaí.

O Arquipélago do Havaí é um arquipélago de 19[1] ilhas e atóis, numerosos pequenos ilhéus, e montes submarinos situado ao norte do Oceano Pacífico, estendendo cerca de 2 400 km da Ilha Havaí do sul para o ponto mas ao norte, Ilha Kure. Excluindo o Midway, que é um território não-incorporado dos Estados Unidos, o arquipielago do Havaí forma o estado estado-unidense do Hawaiʻi. Antigamente era conhecido como Ilhas Sandwich, depois o arquipélago recebeu o nome a partir da maior ilha do grupo.

Este arquipélago representa os picos expositórios de uma grande cordilheira submarina conhecida como o monte submarino Hawaiian-Emperador, que é formada pela atividade vulcânica de um ponto quente no manto da Terra. A cerca de 3 000 km do continente mais perto, o arquipélago do Havaí é o grupo de ilhas mais isolado da Terra.[2]

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 3 de julho de 2009. Arquivado do original em 4 de agosto de 2009 
  2. Macdonald, Abbott, and Peterson, 1984

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Morgan, Joseph R. (1996), «Volcanic Landforms», Hawai'i: A Unique Geography, ISBN 1573060216, Honolulu, HI: Bess Press .

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]