Arquivo Nobiliárquico Brasileiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde Fevereiro de 2014). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
O brasão da casa imperial

O Arquivo Nobiliárquico Brasileiro (na ortografia da época: Archivo Nobiliarchico Brasileiro) é um livro editado em 1918 em Lausana (Suíça), cujos autores são os luso-brasileiros Rodolfo Smith de Vasconcelos, segundo barão de Vasconcelos, e seu filho, Jaime Smith de Vasconcelos, terceiro barão de Vasconcelos.

O Arquivo Nobiliárquico Brasileiro é a publicação pioneira na divulgação completa dos títulos nobiliárquicos brasileiros. Com ilustrações heráldicas por Fernando James Junod, apresenta também os desenhos de todos os brasões concedidos no período imperial brasileiro, e que foram devidamente registrados no Cartório da Nobreza.

A obra é dedicada "a sua alteza imperial o Senhor Dom Luiz de Orléans Bragança".

Diversas outras publicações, como os anuários e revistas editados pelo Instituto Genealógico Brasileiro de São Paulo e alguns artigos escritos por Laurênio Lago para o anuário do Museu Imperial de Petrópolis, acrescentaram uma expressiva série de correções, atualizações e ampliações aos dados originais do Arquivo Nobiliárquico.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikisource Textos originais no Wikisource


Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.