Lins Basquete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Lins Basquete
Nome Lins Basquete
Torcedor Linense
Fundação 6 de agosto de 2012
Ginásios Ginásio João Santos Meira
Capacidade 2.200
Localização Lins, SP
Presidente Brasil Ariovaldo Esteves Júnior
Treinador Brasil Ariovaldo Esteves Júnior
Patrocinadores Brasil Prefeitura de Lins
Brasil Claro
Brasil Corpo & Movimento
Liga São Paulo Paulista A2
editar

O Lins Basquete, é uma equipe de basquetebol da cidade de Lins, no interior de São Paulo. Foi fundado em 6 de agosto de 2012 inicialmente como um projeto para trazer o basquete de volta ao cenário municipal, porém com os títulos municipais e regionais, incluindo o título da Liga de Basquete do Centro-Oeste Paulista, a equipe cresceu e se profissionalizou. Atualmente, a equipe disputa as principais competições regionais e também as competições estaduais oficiais organizadas pela Federação Paulista de Basketball. Suas cores atuais são preto e branco.

História[editar | editar código-fonte]

2012 - O começo do projeto[editar | editar código-fonte]

A equipe começou a participar do Campeonato Paulista de Basquete - Série A-2 em 2012, onde em sua primeira participação chegou a grande final, perdendo o título para o XV de Piracicaba. No ano seguinte disputou a Primeira fase do Paulista A1, onde os 2 melhores colocados garantiam vaga para a Fase Principal. O clube conseguiu mais esse feito, porém, um problema no piso da quadra fez com que o Lins Basquete não disputasse a tão sonhada Fase Principal.[1][2]

2013 - A consolidação[editar | editar código-fonte]

Em 2013, a equipe disputou novamente o Paulista - Primeira Divisão (antiga Série A-2), agora com o apoio da Associação Beneficente Cultural e Esportiva de Lins (ABCEL) e com isso fez a troca do piso do Ginásio João Santos Meira, e a reinauguração foi no playoff quartas-de-final contra o Clube Esperia.[3] Fez uma grande campanha e chegou novamente a final da competição, desta vez enfrentando o Internacional/Fupes de Santos, e com grandes jogos e a torcida lotando o Ginásio, o Lins Basquete conseguiu o até então seu maior título, o de Campeão da Primeira Divisão.[4][5]

2014 - A expectativa[editar | editar código-fonte]

O ano de 2014 já começa como um ano cheio de expectativas, após ser campeão Paulista da Primeira Divisão, e bi-campeão da Liga de Basquete Centro-Oeste Paulista, a equipe parte para um nível nacional, e começa a disputar o mais novo campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete, a Liga Ouro, campeonato que dá acesso ao NBB. Na primeira fase foi o líder da temporada regular garantindo vaga direta na final contra o Rio Claro e ficando com o vice-campeonato.[6] Além disso, a equipe agora também tem vaga garantida para a disputa do Paulista - Divisão Especial (antiga Série A1).

No dia 26 de abril, houve também o primeiro jogo da equipe feminina do Lins Basquete, mais um projeto que se inicia na instituição. Em seu primeiro jogo pelo Campeonato Paulista Feminino - Série A-2, derrota para a equipe do Divino/Jundiaí[7].

Para a disputa da Divisão Especial do Campeonato Paulista de Basquete, o Lins Basquete fechou uma parceria com o Basquete Cearense, trazendo todos os jogadores e comissão técnica para Lins, pois a equipe perdeu todo o patrocínio com empresas e com a prefeitura devido a criação de um novo clube de basquete na cidade.

Apesar de usar o elenco de um time do NBB, o time não apresentou forças na competição e ficou sempre entre os últimos colocados e teve que disputar o quadrangular do rebaixamento, junto com Liga Sorocabana, Palmeiras e Internacional mas acabou sendo rebaixado.

Atualmente[editar | editar código-fonte]

Atualmente, o Lins Basquete disputa as competições regionais e o Paulista - Primeira Divisão, visando a voltar a disputar a elite do estadual.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Basketball.svg Nacionais[editar | editar código-fonte]

Vice-campeão Liga Ouro de Basquete: 2014.

Basketball.svg Estaduais[editar | editar código-fonte]

Campeonato Paulista de Basquete - Série A-2: 2013.
Vice-campeão Campeonato Paulista de Basquete - A-2: 2012.

Basketball.svg Outros Torneios[editar | editar código-fonte]

Liga de Basquete Centro-Oeste Paulista (LBC): 2012 e 2013.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre basquetebol é um esboço relacionado ao Projeto Basquetebol. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.