Lins Basquete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Lins Basquete
Nome Lins Basquete
Torcedor Linense
Fundação 6 de agosto de 2012
Ginásios Ginásio João Santos Meira
Capacidade 2.200 espectadores
Localização Lins, SP
Presidente Ariovaldo Esteves Júnior
Treinador Ariovaldo Esteves Júnior
Patrocinadores Prefeitura de Lins
Claro
Corpo & Movimento
Liga
editar

O Lins Basquete, é uma equipe de basquetebol da cidade de Lins, no interior de São Paulo. Foi fundado em 6 de agosto de 2012 inicialmente como um projeto para trazer o basquete de volta ao cenário municipal, porém com os títulos municipais e regionais, incluindo o título da Liga de Basquete do Centro-Oeste Paulista, a equipe cresceu e se profissionalizou. Atualmente, a equipe disputa as principais competições regionais e também as competições estaduais oficiais organizadas pela Federação Paulista de Basketball. Suas cores atuais são preto e branco.

História[editar | editar código-fonte]

2012 - O começo do projeto[editar | editar código-fonte]

A equipe começou a participar do Campeonato Paulista de Basquete - Série A-2 em 2012, onde em sua primeira participação chegou a grande final, perdendo o título para o XV de Piracicaba. No ano seguinte disputou a Primeira fase do Paulista, onde os 2 melhores colocados garantiam vaga para a Fase Principal. O clube conseguiu mais esse feito, porém, um problema no piso da quadra fez com que o Lins Basquete não disputasse a tão sonhada Fase Principal.[1][2]

2013 - A consolidação[editar | editar código-fonte]

Em 2013, a equipe disputou novamente o Paulista - Primeira Divisão (antiga Série A-2), agora com o apoio da Associação Beneficente Cultural e Esportiva de Lins (ABCEL) e com isso fez a troca do piso do Ginásio João Santos Meira, e a reinauguração foi no playoff quartas-de-final contra o Clube Esperia.[3] Fez uma grande campanha e chegou novamente a final da competição, desta vez enfrentando o Internacional/Fupes de Santos, e com grandes jogos e a torcida lotando o Ginásio, o Lins Basquete conseguiu o até então seu maior título, o de Campeão da Primeira Divisão.[4][5]

2014 - A expectativa[editar | editar código-fonte]

O ano de 2014 já começa como um ano cheio de expectativas, após ser campeão Paulista da Primeira Divisão, e bi-campeão da Liga de Basquete Centro-Oeste Paulista, a equipe parte para um nível nacional, e começa a disputar o mais novo campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete, a Liga Ouro, campeonato que dá acesso ao NBB. Na primeira fase foi o líder da temporada regular garantindo vaga direta na final contra o Rio Claro e ficando com o vice-campeonato.[6] Além disso, a equipe agora também tem vaga garantida para a disputa do Paulista - Divisão Especial.

No dia 26 de abril, houve também o primeiro jogo da equipe feminina do Lins Basquete, mais um projeto que se inicia na instituição. Em seu primeiro jogo pelo Campeonato Paulista Feminino - Série A-2, derrota para a equipe do Divino/Jundiaí[7].

Para a disputa da Divisão Especial do Campeonato Paulista de Basquete, o Lins Basquete fechou uma parceria com o Basquete Cearense, trazendo todos os jogadores e comissão técnica para Lins, pois a equipe perdeu todo o patrocínio com empresas e com a prefeitura devido a criação de um novo clube de basquete na cidade.

Apesar de usar o elenco de um time do NBB, o time não apresentou forças na competição e ficou sempre entre os últimos colocados e teve que disputar o quadrangular do rebaixamento, junto com Liga Sorocabana, Palmeiras e Internacional mas acabou sendo rebaixado.

Atualmente[editar | editar código-fonte]

Atualmente, o Lins Basquete disputa as competições regionais, visando a voltar a disputar a elite do estadual.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Basketball.svg Nacionais[editar | editar código-fonte]

Vice-campeão Liga Ouro de Basquete: 2014.

Basketball.svg Estaduais[editar | editar código-fonte]

Campeonato Paulista de Basquete - Série A-2: 2013.
Vice-campeão Campeonato Paulista de Basquete - A-2: 2012.

Basketball.svg Outros Torneios[editar | editar código-fonte]

Liga de Basquete Centro-Oeste Paulista (LBC): 2012 e 2013.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre basquetebol é um esboço relacionado ao Projeto Basquetebol. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.