Aston Martin AMR1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aston Martin AMR1
Aston Martin AMR1 Donington pits.jpg
Visão Geral
Produção 1989
Fabricante Aston Martin
Proteus Technologies
Ficha técnica
Motor Aston Martin (Callaway) RDP87
Transmissão 5-velocidades manual
Layout RMR layout

Aston Martin AMR1 foi um protótipo de corrida, desenvolvido pela Aston Martin, para participar da WSC (World Sportscar Championship) de 1989 no Group C , bem como nas 24 Horas de Le Mans 1989, onde obteve uma modesta 11º posição.

História[editar | editar código-fonte]

Após os esforços de corrida da Aston Martin como um fornecedor de motores para Nimrod EMKA Racing no início de 1980, foi decidido que a Aston Martin tentaria criar o seu próprio carro para a WSC. Assim, no final de 1987 uma parceria entre a Aston Martin e a empresa escocesa Ecurie Ecosse seria formada, criando uma nova empresa, conhecida como Proteus Technology Ltd. (Protech). A equipe iria se desenvolver e executar o projeto AMR1, competindo pela primeira vez durante a temporada de 1989.

Richard Williams foi nomeado como gerente da equipe. Com ele, Max Boxstrom seria o principal designer e Reeves Callaway, da Callaway Cars Incorporated, iria construir o motor. O chassis e carroçaria desenhada por Boxstrom seria construído pela empresa britânica Courtaulds. Para o motor, a Callaway usaria um motor V8 aspirado de 5.3L, desenvolvendo 600 hp de potência. Com esta combinação, um total de cinco AMR1 seriam construídos no início de 1989.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aston Martin AMR1