Atlas Teliano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Atlas Teliano
—  cordilheira  —
Atlas Teliano
Lala-Cadija, o cume mais alto do Atlas Teliano
Localização
Mapa das cordilheiras montanhosas do Norte de África
Mapa das cordilheiras montanhosas do Norte de África
Países  Marrocos,  Argélia
 Tunísia
Localização Norte de África
Características gerais
Cordilheira Atlas
Cume(s) mais alto(s) Lalla-Cadija
Dimensões
Altitude 2 308 m
Comprimento 1 500 km

Atlas Teliano[1] (em árabe: الاطلس التلي; em cabila: Di atlas udraren) é um cadeia montanhosa com mais de 1 500 km de comprimento que faz parte da cordilheira do Atlas, no Norte de África. Estende-se paralelamente à costa mediterrânica desde Marrocos até à Tunísia, concentrando-se sobretudo na Argélia.

Juntamente com o Atlas saariano a sul, constitui a cadeia mais setentrional de duas cadeias paralelas que se aproximam uma da outra a leste, permanecendo bastante distintas entre elas na Argélia oriental e juntam-se na Argélia ocidental. Na sua extremidade ocidental, junta-se às cadeias do Rife e do Médio Atlas. Entre estas duas gigantescas barreiras naturais, intercalam-se vastas planícies e planaltos férteis, ricos em flora e fauna, nomeadamente a planície de Setif e os vales do Chelife e Hodna. A cadeia forma uma barreira natural entre o deserto do Saara e o Mediterrâneo.

O seu ponto mais alto é o Lalla-Cadija, que se eleva a 2 308 m de altitude no maciço de Jurjura, na Argélia.

Clima e características naturais[editar | editar código-fonte]

O clima é do tipo mediterrânico, com verões quentes e secos e invernos temperados, chuvosos e com neve nas altitudes mais altas. Em consequência disso, as vertentes norte estão florestadas com o endémico abeto da Argélia (Abies numidica), cedro do Atlas, pinheiros e sobreiros. No verão, o siroco, um vento quente e seco que sopra do Saara em direção a norte provoca dias poeirentos e secos ao longo das montanhas e da costa norte africana.

Apesar do clima árido, encontram-se algumas explorações cerealíferas de cevada e trigo na região do Atlas Teliano. A garganta de Chiffa é um dos pouco locais onde subsiste o macaco-de-gibraltar (Macaca sylvanus), uma espécie ameaçada de primata.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Texto inicialmente baseado na tradução dos artigos «Tell Atlas» na Wikipédia em inglês (acessado nesta versão) e «Atlas tellien» na Wikipédia em francês (acessado nesta versão).

  1. Correia, Paulo (outono de 2023), «Berberes — geografia e línguas» (PDF), A folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias, ISSN 1830-7809, no. 73, pp. 10-19 

Bibiografia[editar | editar código-fonte]

  • Hance, William Adams (1975). The Geography of Modern Africa (em inglês) 2ª ed. [S.l.]: Columbia University Press. 657 páginas. ISBN 0231038690 
  • Hogan, C. Michael, Strõmberg, Nicklas, ed., Barbary Macaque: Macaca sylvanus (em inglês), Globaltwitcher.com 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre o Atlas Teliano
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.