Augustin Robespierre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde junho de 2013).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.

Augustin Bon Joseph de Robespierre, também conhecido como Augustin Robespierre (Arras, 21 de janeiro de 1763 - Paris, 28 de julho de 1794) foi um dos líderes jacobinos na Revolução Francesa e, também, um dos protagonistas do Período de Terror na França durante 1790 até o fim da Revolução.[1][2]

Era conhecido por mandar guilhotinar as pessoas "contrárias" a seus ideais, quando chegou a um tempo em que começou a fazê-lo aos próprios chefes jacobinos. como por exemplo, um dos três chefes girondinos. Mais tarde serão eles a aplicar-lhe igual sorte. Dos 3 líderes escolhidos, entre eles o seu irmão Maximilien de Robespierre, foi o último a ser morto.

Referências

  1. Nationale, Assemblée. «Augustin, Bon, Joseph de Robespierre - Base de données des députés français depuis 1789 - Assemblée nationale». www2.assemblee-nationale.fr (em francês). Consultado em 27 de janeiro de 2018. 
  2. Larousse, Éditions. «Encyclopédie Larousse en ligne - Augustin Robespierre». www.larousse.fr (em francês). Consultado em 27 de janeiro de 2018. 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Augustin Robespierre