BBC Arabic Television

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
BBC Arabic Television
BBC عربي
País  Reino Unido
Fundação 11 de março de 2008 (11 anos)
Proprietário BBC
Sede Broadcasting House, Londres
Formato de vídeo 576i (16:9 SDTV)
Audiência Disponível em 10,7 milhões de lares (março de 2007,)
Cobertura Oriente Médio
Página oficial bbc.co.uk/arabic

BBC Arabic Television[1] é um canal de notícias de televisão transmitido ao mundo árabe pela BBC. Foi lançado em 11 de março de 2008. É administrado pelo Serviço Mundial da BBC e financiado pela taxa de licença de televisão britânica.

História[editar | editar código-fonte]

A televisão árabe da BBC é dirigida pelo Serviço Mundial da BBC. Como tal, é financiado com uma subvenção concedida pelo British Foreign & Commonwealth Office e não pela Canon TV, que é utilizada para financiar a transmissão nacional da BBC. O serviço é baseado na Egton Wing Broadcasting House, em Londres, mas alguns aspectos técnicos são gerenciados pela BBC. A programação de 24 horas começou em 19 de janeiro de 2009.

BBC árabe também pode ser visto através da Internet, o site inclui 16:9 e sinal ao vivo.

BBC Newshour, um boletim de notícias de uma hora, é transmitido duas vezes por dia. Neste programa, os principais títulos do dia são analisados e cobertos por correspondentes da BBC em todo o mundo. Outros boletins informativos têm duração de meia hora. As principais notícias são transmitidas no canal a cada quinze minutos.

Esta não é a primeira vez que a BBC tenta estabelecer um serviço de televisão árabe. A tentativa anterior foi em 21 de abril de 1996, após dois anos no ar, quando os parceiros da BBC, Orbit Communications Corporation (de propriedade do primo do rei Fahd, o príncipe Khaled) retiraram o apoio após a BBC transmitir um episódio de Panorama que foi muito criticado pelo governo da Arábia Saudita Muitos dos funcionários que trabalhavam para o serviço árabe da BBC foram trabalhar para a rede de televisão Al Jazeera.[2] Al Jazeera é um dos principais concorrentes da BBC árabe.

Referências

  1. Sebastian Usher (11 de março de 2008). BBC, ed. «Salam aleikum: llega la BBC a TV en árabe». Consultado em 24 de agosto de 2010 
  2. «The Failed Dream That Lead To Al Jazeera». richardsonmedia.co.uk. 11 de abril de 2003. Consultado em 19 de março de 2014. Cópia arquivada em 1 de abril de 2012