BBC UKTV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com UKTV.
BBC UKTV
Logo desde 2013 em nome BBC UKTV.
País  Austrália
Fundação Agosto de 1996
Pertence a BBC Studios
Proprietário BBC
Formato de vídeo 576i (SDTV)
Canais irmãos BBC Knowledge
CBeebies
BBC World News
BBC First
Cobertura Austrália
Nova Zelândia
Emissoras próprias BBC
Nome(s) anterior(es) UKTV (1996-2013)
Página oficial BBC Austrália
BBC Nova Zelândia
Disponibilidade por satélite
Foxtel
Canal 105
Canal 150
Sky (Nova Zelândia)
Canal 7
Disponibilidade por cabo
Foxtel
Canal 105
Canal 150
Disponibilidade via ADSL
Vodafone TV (Nova Zelândia)
Canal 7
Foxtel Play
Canal 105
Flip TV
Canal 100
Fetch TV
Canal 106
Disponibilidade digital
Foxtel Go
Canal 105

BBC UKTV é um canal de televisão britânica, transmitido na Austrália e na Nova Zelândia, anteriormente era uma empresa conjunta com Foxtel (60%), o RTL Group (20%) e a BBC Worldwide (20%) mais agora propriedade da BBC Studios desde 1996 como BBC UKTV.[1]

Visão geral[editar | editar código-fonte]

O canal BBC UKTV foi lançado em Agosto de 1996 na Austrália[2], tendo uma versão da Nova Zelândia com programação diferente lançada na Sky TV, em novembro de 2003.[3]

Este canal desde então mostra uma mistura de repetições de programas antigos do Reino Unido exibidos anteriormente na Austrália ou Nova Zelândia e novos episódios de programas não exibidos anteriormente na Austrália ou na Nova Zelândia. As séries repetidas incluem Doctor Who, The Hitchhiker's Guide to the Galaxy, Are You Being Served?, Dad's Army, Torchwood, Torchwood Declassified, The Jewel in the Crown, Never the Twain, The Sweeney e The Bill, que já foram vistos na televisão terrestre ao ar livre na Austrália.[4]

Além da programação britânica, a UKTV repetiu as novelas australianas Sons and Daughters and Prisoner, ambas produzidas pela Reg Grundy Organization. Nos dois casos, a série inteira foi mostrada; a repetição da série Sons and Daughters foi de 1997 a 2000 e o Prisoner foi de 1997 a outubro de 2004. O Prisoner agora está exibindo 111 Hits em março de 2011. Também exibiu a novela da TVNZ Shortland Street por vários anos nos anos 90, após episódios iniciais dessa série havia sido brevemente exibido pela SBS na televisão ao ar livre na Austrália.[5]

Em 1 de julho de 2008, a BBC Worldwide assumiu o controle total da UKTV. A BBC Worldwide tinha anteriormente uma participação de 20% na BBC UKTV em uma parceria de três maneiras com a Foxtel e a Fremantle Media. A BBC Worldwide lançou dois novos canais australianos, BBC Knowledge (programação para documentários) e CBeebies (canal sem publicidade para crianças de 0 a 6 anos de idade) em 1 de novembro de 2008.[6]

Em 3 de outubro de 2009, a UKTV revelou um novo logotipo, exibindo o da BBC, embora seu nome permanecesse inalterado.[7]

Em 15 de novembro de 2009, o canal lançou uma transmissão simultânea em HD, substituindo a BBC HD.

Em abril de 2013, o canal mudou seu logotipo e nome para BBC UKTV.[8]

Em 1 de julho de 2014, o simulcast em HD foi fechado, disponibilizando o canal apenas em definição padrão. Isso ocorreu antes do lançamento da BBC First, que usaria o feed HD usado anteriormente pela BBC UKTV. Além disso, a BBC UKTV alterou os pacotes de assinatura da Foxtel - passando do pacote adicional Drama & Lifestyle para o pacote básico básico, aumentando seu alcance.[9]

Em 1 de fevereiro de 2015, a BBC UKTV lançou no serviço independente de IPTV australiano Fetch TV, depois de ganhar os direitos de transmissão para a BBC Worldwide.[10]

A partir de 10 de outubro de 2016, o canal atualizou seu logotipo e identidade de marca, para atrair um público mais jovem e distinguir melhor sua programação das ofertas mais premium do canal irmão BBC First.[11]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «BBC UKTV».

Referências

  1. «UKTV | Channels | BBC Australia». BBC Studios Australia (em inglês). Consultado em 2 de fevereiro de 2020 
  2. Australia, UKTV (2 de outubro de 2009). «It was August 1996 when UKTV Australia first went to air. It's taken us 13 years to figure out what Twitter is.». @uktvaustralia (em inglês). Consultado em 2 de fevereiro de 2020 
  3. "Melhor dos britânicos no canal UKTV da SKY". [S.l.]: The Dominion Post. 2003. 7 páginas 
  4. «Fairfax Syndication Photo Print Sales and Content Licensing». licensing-publishing.nine.com.au. Consultado em 2 de fevereiro de 2020 
  5. Ang, Ien; Hawkins, Gay; Dabboussy, Lamia (2008). The SBS Story: The Challenge of Diversity (em inglês). [S.l.]: UNSW Press. ISBN 978-0-86840-839-2 
  6. «O Beeb assume UKTV». encore.com.au. 25 de junho de 2008. Arquivado do original em 23 de fevereiro de 2014 
  7. Australia, UKTV (2 de outubro de 2009). «Today UKTV launches a brand new logo, and on-air look. Tune into Channel 103 for a taste.». @UKTVaustralia (em inglês). Consultado em 2 de fevereiro de 2020 
  8. Simon (9 de abril de 2013). «The Branding Source: New look: BBC UKTV». The Branding Source. Consultado em 2 de fevereiro de 2020 
  9. «Foxtel channel changes». TV Tonight (em inglês). 1 de julho de 2014. Consultado em 2 de fevereiro de 2020 
  10. «Fetch TV adds BBC First». TV Tonight (em inglês). 8 de dezembro de 2014. Consultado em 2 de fevereiro de 2020 
  11. «UKTV refreshes in bid for younger viewers». TV Tonight (em inglês). 6 de outubro de 2016. Consultado em 2 de fevereiro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão na Austrália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.