BQB Lineas Aereas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
BQB Lineas Aereas
BQB Lineas Aereas
IATA 5Q
ICAO BEA
Indicativo de chamada BQB
Fundada em 2010
Encerrou atividades em 2015[1]
Principais centros
de operações
Programa de milhagem Buquebus Club
Frota 4
Destinos 12
Slogan Combinamos mais de dois bancos
Sede Punta del Este, Uruguai
Pessoas importantes Juan Carlos López Mena, Juan Patricio López
Sítio oficial www.flybqb.com

BQB Líneas Aéreas foi uma companhia aérea baseada em Punta del Este, Uruguai. Sua base principal foi o Aeroporto Internacional de Laguna del Sauce. Em 2015, a BQB foi vendida para a companhia aérea boliviana Amaszonas.[1]

Frota[editar | editar código-fonte]

A BQB Lineas Aereas foi uma companhia aérea com base no Aeroporto Internacional de Laguna del Sauce de Punta del Este. Foi a companhia aérea da companhia de navegação Buquebus, de propriedade do empresário Juan Carlos López Mena, seu filho foi o então CEO, Juan Patricio Lopez.

História[editar | editar código-fonte]

Enquanto a utilização prevista da BQB Lineas Aereas do Aeroporto Colonia del Sacramento como um centro de distribuição peca com a falta de infra-estrutura em si , foi escolhido a partir de Punta del Este. No entanto, em um acordo com o Ministério dos Transportes e do DINACIA, o empresário Juan Carlos López Mena concordou em assumir 50 % do custo total de construção de infra-estrutura adaptando Aeroporto Colonia del Sacramento, enquanto Governo absorver o custo da outra metade. O total de seu custo, foi U$S 4 milhões.

A 12 de fevereiro de 2010 chegada ao Aeroporto Internacional de Laguna del Sauce de Punta del Este, o primeiro aparelho da empresa a partir de Toulouse, a casa da construção do mesmo:ATR.

14 de maio de 2010, a BQB Lineas Aereas , operou o seu primeiro voo comercial a partir de Aeroporto Internacional de Carrasco para o Aeroporto Internacional de Salto com partidas às segundas-feiras e sextas-feiras.

Em 21 de maio, eles decidiram adicionar uma frequência na rota Montevidéu - Salto devido ao alto tráfego na rota.

Atual[editar | editar código-fonte]

Após a falência da PLUNA, foi muito especulado a possível aquisição da BQB ou ter participação na transportadora de bandeira uruguaia. Em outubro de 2012, a empresa espanhola Cosmo adquiriu as aeronaves em leilão público, agora a BQB podendo ter acordo operacional de companhias aéreas com esta empresa, eventualmente, assumir a operação de todas as linhas operadas PLUNA.

Em 2015, o empresário Juan Carlos López Mena decidiu vender a BQB para a companhia aérea boliviana Amaszonas devido a uma crise financeira iniciada em 2014.[1]

Frota[editar | editar código-fonte]

ATR-72 da BQB.
Frota[2]
Aeronave Total
ATR 72-500 3
Airbus A320 1

Referências

  1. a b c El Observador (16 de abril de 2015). «López Mena vendió BQB a la aerolínea boliviana Amaszonas». Consultado em 16 de abril de 2015 
  2. * Airfleets http://www.airfleets.es/flottecie/BQB%20Lineas%20Aereas.htm

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre BQB Lineas Aereas
Ícone de esboço Este artigo sobre uma companhia aérea da América do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.