Bandeira de Tiumen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira de Tiumen
Bandeira de Tiumen
Aplicação
FIAV 111000.svgFIAV normal.svg
Proporção 2:3
Adoção 15 de abril de 1996
Cores
  Branco
  Azul
  Verde
  Vermelho
  Amarelo
Tipo Regionais

A Bandeira de Tiumen é um dos símbolos oficiais do Oblast de Tiumen, uma subdivisão da Federação russa. Aprovado 15 de abril de 1996.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Seu desenho consiste em um retângulo de proporções largura-comprimento de 2:3. O retângulo está dividido em três faixas de larguras iguais nas cores branca, para a superior, azul, para a intermediária, e verde, para a inferior. No lado do mastro está a base de um triângulo isósceles vermelho cujo vértice encontra-se na metade da largura da faixa azul. No meio da faixa azul estão dispostas, horizontalmente e equidistantes, três coroas amarelas estilizadas feitas a partir de elementos de ornamentos tradicionais dos povos do norte da Rússia. A primeira coroa esquerda, branca de contornos amarelos, reproduz exatamente o escudo da região de Tiumen.

Simbolismo[editar | editar código-fonte]

O elemento decorativo da bandeira é bastante semelhante ao encontrado na Bandeira de Khantia-Mansia, bem como do padrão decorativo usado nas bandeiras dos okrugs da Nenetsia e Iamália. A bandeira de Tiumen segue um padrão muito comuns nas bandeiras das regiões que compreendem a Sibéria, ou seja usa as cores branca, azul e verde.